Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Sem fronteiras: EMERJ realiza mais de 45 webinars e ultrapassa 33 mil participantes nos encontros virtuais


Sem fronteiras: EMERJ realiza mais de 45 webinars e ultrapassa 33 mil participantes nos encontros virtuais
clique na imagem para ampliar

A pandemia do novo coronavírus surgiu e o mundo precisou se adaptar à nova vida. Escolas, igrejas e escritórios fecharam, dando lugar a reuniões e aulas on-line. A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), acostumada com salas de aula e auditórios lotados, precisou se reinventar. Para tanto, no dia 20 de abril, realizou uma videoconferência na qual operadores do Direito se reuniram para tratar da “Advocacia empresarial em tempos de pandemia”. A partir daí, no dia 07 de maio, foi realizado o primeiro webinar através da parceria de dois Fóruns Permanentes: Mídia e Liberdade de Expressão e Direito, Arte e Literatura, intitulado: "Direito e Literatura". Assim marcava uma nova era na EMERJ.


Reunidos pela plataforma Zoom e pelo YouTube, magistrados, professores e outros operadores do Direito cumprem a missão de disseminar o conhecimento e, on-line não existe fronteira; logo, juntos em um computador, celular ou televisão, expõem suas opiniões e incentivam o debate, mesmo estando em outro estado da federação ou até mesmo em outro país.


No webinar realizado no dia 10 de junho, que debateu a “Responsabilidade Civil do Estado em tempos da Covid-19”, o presidente do Fórum Permanente de Direito Civil da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, chamou a atenção para o assunto: “A EMERJ está sabendo aproveitar a pandemia para expandir as fronteiras, o que é excelente, já que há a oportunidade de levar o estudo do Direito para outros estados do país”, disse.


Desigualdade social; crise da pandemia e vacina para a doença; mediação de conflitos; honorários advocatícios; coparentalidade; direito de ir e vir; fundamentalismo religioso; biodireito e bioética; democracia; violência contra a mulher e contra a criança; e fake news foram alguns dos temas debatidos durante o período de distanciamento social. Assuntos necessários, urgentes ao momento e de interesse público.


O diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, comentou durante o webinar que tirou dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda: “Estamos sempre tratando de temas importantes, sobre assuntos variados”. O magistrado voltou à questão no encontro que discutiu o Direito Ambiental: “É uma grande satisfação ver a procura do público por eventos jurídicos, e que são importantes para a sociedade”.


Ainda no webinar que discutiu o Direito Ambiental, realizado no dia 19 de junho, a presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou: “Hoje, temos cerca de mil inscritos, ou seja, o novo programa de sexta-feira à noite é estar nas lives da EMERJ. Os nossos Fóruns Permanentes têm essa marca, de serem abertos para toda a sociedade civil”.


Até a presente data, o Centro de Estudos e Pesquisas da EMERJ realizou 46 webinars, com o total de 29.431 inscrições para o evento na plataforma Zoom, 17.250 participações em tempo real pela mesma plataforma e 15.798 visualizações pelo YouTube, totalizando 33.048 visualizações.


Há encontros marcados para os meses de julho, agosto e setembro. Para participar, basta acessar o link


https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos_emerj_gratuitos.html

, escolher o evento e realizar a inscrição. Com a informação do CPF e e-mail válidos utilizado no cadastro, os que ingressarem no evento poderão obter, on-line, certificado e/ou comprovação de horas.


Há, no entanto, um limite de vagas. Por isso, os que quiserem assistir ao evento devem acessar a página oficial da EMERJ no YouTube, pelo link https://www.youtube.com/user/EMERJeventos , onde os encontros são transmitidos ao vivo. Posteriormente, eles podem ser assistidos no Youtube também, mas sem a comprovação de horas.



02 de julho de 2020