Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadores participam de webinar sobre responsabilidade civil do Estado


Desembargadores participam de webinar sobre responsabilidade civil do Estado
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, no último dia 10, o webinar “Responsabilidade civil do Estado em tempos da Covid-19”, realizado na plataforma Zoom e transmitido também pelo YouTube.


Participaram do encontro o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade; o presidente do Fórum, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; e o professor e desembargador Sérgio Cavalieri Filho.


“Quero aproveitar o espaço para render minha homenagem ao desembargador Sérgio Cavalieri, que não está nos brindando com a sabedoria na EMERJ já que, apesar de estar aposentado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), está mais ativo do que nunca. Para mim, ele é um desses juristas que dificilmente encontramos, uma vez que, além de ser, na minha opinião, a maior autoridade em responsabilidade civil do Brasil, é daqueles que possuem uma sabedoria enciclopédica, o que o faz ser um verdadeiro jurista. Sempre me impressionei como ele conseguia dar aula do que quisesse ensinar, e uma aula primorosa”, comentou o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo.


O presidente do Fórum, desembargador Marco Aurélio iniciou sua fala comentando a importância do eventos on-line da EMERJ: “É um tema atual. A EMERJ está sabendo aproveitar a pandemia para expandir as fronteiras, o que é excelente, já que há a oportunidade de levar o estudo do Direito para outros Estados do país”.


O desembargador Sérgio Cavalieri afirmou que é necessário fazer uma releitura da Constituição de 88, pois para ele todas as respostas estão lá, sem que seja preciso criar novas leis.


“O Estado não causou a pandemia, assim como não causa terremotos ou um temporal. Particularmente, creio que não precisaríamos de leis especiais para resolver os problemas da pandemia. A solução, tanto da responsabilidade do Estado como dos prestadores de serviços públicos, está na Constituição. Mais do que nunca, teremos que reler, e não é uma leitura filosófica. É necessário reler com atenção, com o devido cuidado, o que está na Constituição”, disse.


A transmissão do evento pode ser assistida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=IVQWXoyq2kw&t=2999s



15 de junho de 2020