Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso "Alienação Parental e Convivência Familiar no Pós Covid-19" é encerrado com avaliações positivas dos magistrados


clique na imagem para ampliar

Os cursos na modalidade Ensino a Distância oferecidos pelo Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da EMERJ têm agradado os juízes e desembargadores que participam. A praticidade do treinamento online associada a relevância dos temas e o renomado time de professores têm resultado em excessiva procura dos cursos, vagas esgotadas na maioria deles e avaliações positivas.


“Com as medidas de isolamento as instituições de ensino permanecem fechadas. O que funciona é a internet, com a vantagem de se poder estudar com praticidade, de onde e quando quiser. É por isso que a educação a distância se torna a melhor alternativa para esse período” avalia a diretora do Departamento de Magistrados, Patsy Schlesinger.


O curso "Alienação Parental e Convivência Familiar no Pós Covid-19", ministrado pela professora e psicóloga do TJRJ Glicia Brazil, que ocorreu do dia primeiro à 30 de junho, com vagas esgotadas, foi avaliado positivamente pelos alunos e pela professora.


“O engajamento dos magistrados foi algo extraordinário. Os alunos comentaram a importância do curso, reconhecendo que a EMERJ foi a primeira Escola de juízes no Brasil a certificar no tema Alienação Parental por profissional de carreira diversa da magistratura e o quanto isso os encorajou a enfrentar os desafios diários na prática judicante. Foi lindo ver magistrados citando poemas nas respostas, falando de questões cotidianas e de casos complexos, já propondo soluções após a discussão intensa e se apropriando de termos técnicos da Psicologia com engajamento”, considerou Glicia.


Os temas apresentados no curso foram: "Covid-19 e Convivência Familiar"; "Escuta de Criança e Prova de Verdade Judicial"; "Alienação Parental e Comportamento dos Vulneráveis" ; e "Consequências da Alienação Parental para o Processo de Família e Criminal".


Para se inscrever nas próximas formações da EMERJ, acesse o Portal dos Magistrados no site do TJRJ.


Feedback de alunos:


“O curso foi maravilhoso. Gostaria de agradecer ao Des. André Andrade por toda a sensibilidade na condução da EMERJ. O Desembargador, assim como os profissionais da Divisão de Aperfeiçoamento da EMERJ foram incansáveis em atender a todas as necessidades e de todas as áreas. Recebam toda minha gratidão”


“Espero que a EMERJ faça outros cursos multidisciplinares como este. Foi um dos melhores cursos que fiz na EMERJ. Como não há muita doutrina acerca do tema, o curso foi muito importante para minha área, já que sou Juíza de Vara de Família”


“Excelente qualidade dos vídeos!!! Conteúdo muito bom, abordagem clara e objetiva e quadros sinópticos muito bem elaborados”


“A palestrante demonstrou muito conhecimento de causa, de forma objetiva com casos concretos para ilustrar as situações” “As aulas foram dinâmicas e envolventes”


“Os vídeos foram excelentes, tanto aqueles apresentados pela Prof. Glicia como os trechos de filmes e depoimentos”


“O curso me surpreendeu positivamente, não só pelo conteúdo abrangente, bem como pelo brilhantismo da Tutora Glícia que se mostrou competente, dedicada, atenciosa e sensível ao tema e sua aplicação na rotina dos magistrados. Parabéns à Tutora e à EMERJ!!!”


“Encantamento define meu estado de espírito. Parabéns a EMERJ pela percepção da oportunidade de nos trazer este curso, no timming perfeito. Parabéns à nossa Tutora, Dra. Glícia, querida parceira de trabalho na Capital, que como de hábito nos brindou com conteúdo rico e clareza de ideias”


“Gostaria de deixar como sugestão que o curso tenha menos participantes em uma nova edição. Isso porque, quando se tem um número elevado de participantes, isso inviabiliza que surja uma discussão no fórum que tem essa finalidade”


“Dra. Glicia apresentou material de apoio excelente, incluindo autores na área do Direito e Psicologia. Vai ser muito útil para minha atuação em Vara de Família. A troca multidisciplinar foi muito rica. Espero que a EMERJ faça outros cursos semelhantes” “O conteúdo é extenso e instigante! Gostaria de fosse possibilitada uma carga horária maior ou o aprofundamento das questões em um segundo curso”


“Concluí este curso à distância me sentido feliz em poder debater este tema tão falado e tão alegado em conflitos familiares, porque nos trouxe subsídios para julgarmos e analisarmos as ações de convivências, as declaratórias de alienação parental, tendo sempre a cautela em relação à instrução do processo, aos estudos sociais e psicológicos, ressaltando que a equipe do Tribunal de Justiça é de excelência”




09 de julho de 2020