Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Contratos escolares” foi pauta de conversa durante encontro virtual da Escola


“Contratos escolares” foi pauta de conversa durante encontro virtual da Escola
clique na imagem para ampliar

“Hoje, vamos tratar de um tema que é de interesse público. É um assunto importante, e tenho certeza de que o evento responderá às dúvidas de todos”, comentou o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador André Andrade, na abertura do webinar “Os efeitos da pandemia sobre os contratos escolares”, realizado nesta quarta-feira, dia 12, na plataforma Zoom.


Também participaram do encontro os professores Luís Renato Ferreira da Silva, Rose Vencelau Meireles e Maria Carla Coutinho Nery; e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.


Uma das pautas tratadas pelo professor Luís Renato foi a do problema das aulas nas universidades. Algumas aderiram ao ensino a distância, outras continuam com o semestre parado. Ele comentou a questão da antecipação do diploma:


“Um problema muito grande que estamos enfrentando no momento é na prestação de serviço das aulas. Eventualmente, a entrega dos diplomas sofreu intervenção do Ministério da Educação, que permitiu que, em alguns cursos, ela fosse antecipada; por exemplo, nos cursos de medicina e nos demais da área da saúde. Por experiência própria, vejo demandas de formaturas antecipadas e entregas do diploma para que os alunos não percam concursos públicos e progressões na carreira”, disse.


Algo que tirou o sono dos pais e responsáveis foi o aviso sobre a retomada das aulas nas escolas. Em um cenário no qual todos precisam tomar diversos cuidados com a higiene e com a utilização da máscara, questionamentos surgiram sobre as crianças respeitarem as medidas de segurança. O que fazer? Tirar a criança da escola durante a pandemia? A professora Rose Meireles abordou o assunto.


“Uma questão muito recorrente é a dúvida se se pode cancelar matrícula e, depois que a situação melhorar, resolver tudo. Na verdade, isso não é fácil, pois há a obrigatoriedade de garantir o ensino da criança a partir dos 4 anos de idade. Na Constituição Federal consta que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dessa idade. Se os pais resolverem cancelar totalmente a matrícula, deixar a criança fora da escola durante o ano, eles podem sofrer uma responsabilização criminal, pois seria o caso de abandono intelectual, e até sofrer sanções impostas pelo Conselho Tutelar. Estamos vivendo uma pandemia, mas há a responsabilidade dos pais de manter a matrícula”, explicou.


O encontro também foi transmitido pelo YouTube e pode ser acessado em:https://www.youtube.com/user/EMERJeventos


12 de agosto de 2020