Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“As lives realizadas pelo Instagram abriram um novo e vibrante canal de comunicação da Escola com a sociedade”, diz André Andrade


“As lives realizadas pelo Instagram abriram um novo e vibrante canal de comunicação da Escola com a sociedade”, diz André Andrade
clique na imagem para ampliar

Com a pandemia, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) inova e se renova diariamente. Além dos webinars, que já passaram dos 45 encontros virtuais (https://bit.ly/2O6p5c3), foi criado também outro meio de disseminar o conhecimento: o bate-papo com o diretor.


O evento, realizado no Instagram da EMERJ (@emerjoficial), consiste em uma conversa informal com o diretor-geral da Escola, desembargador André Andrade. De dentro das suas casas, usando apenas a câmera do celular, convidados debatem com o magistrado temas importantes e de interesse público. Ao longo dos últimos meses, 15 encontros virtuais já foram realizados e os vídeos já ultrapassam 15 mil visualizações.


“As lives realizadas pelo Instagram da @emerjoficial abriram um novo e vibrante canal de comunicação da Escola com a sociedade. Em um diálogo rico, no qual a informalidade é a tônica, convidados de formações e perfis variados compartilham suas experiências, reflexões e pontos de vista sobre temas importantes, como democracia, política, cultura, liberdade de expressão, direitos das minorias, espiritualidade, humor, amor e tantos outros. Vejo esses encontros como uma forma de aproximar o Judiciário de um público diversificado, não restrito à comunidade jurídica”, considera André Andrade.


A live de estreia, ocorrida no dia 06 de maio, contou com a participação do médico clínico e comentarista de saúde da CBN, Luis Fernando Correia, que deu orientações sobre a Covid-19. Em seguida, o diretor André Andrade recebeu, no dia 13 de maio, o professor e procurador do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Binenbojm, para falar sobre um dos assuntos mais debatidos na sociedade atualmente: fake news, pós-verdade e discurso do ódio.


O aumento da violência doméstica na pandemia foi comentado pela juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (TJRJ) e presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica Familiar e de Gênero da EMERJ. A live foi realizada no dia 20 de maio.


O presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (NUPEMEC), desembargador César Cury, falou sobre mediação e novas tecnologias, no dia 27 de maio.


Em junho, no dia 03, André Andrade bateu um papo com a escritora e presidente do Fórum Permanente de Arte e Cultura da EMERJ, juíza Andréa Pachá. Os magistrados falaram sobre livros e indicaram suas obras preferidas. Na semana seguinte, no dia 08, o bate-papo foi com a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa sobre radicalismo e personalidade autoritária. Nesta live, cerca de 600 pessoas acompanharam a conversa simultaneamente pelo Instagram.


No dia 15 de junho, o professor e jurista Lenio Streck falou sobre sociedade pandêmica e os inimigos do Direito. Em seguida, no dia 18, para falar de amor e espiritualidade, o desembargador André Andrade recebeu o rabino Nilton Bonder, líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil.


O chargista e caricaturista Renato Aroeira que ficou em evidência nas manchetes dos jornais e nas redes sociais por uma chance que satiriza o presidente Bolsonaro também participou de uma live na @emerjoficial no dia 19 de junho. O tema foi charge política e liberdade de expressão.


Junho, mês de conscientização e comemoração ao orgulho gay, André Andrade recebeu no dia 28 a professora e advogada Giowana Cambrone para falar sobre o movimento LGBTI+ e a busca por respeito e inclusão social.


O professor e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Sérgio Branco foi o primeiro convidado do mês de julho. Sérgio e André deram dicas de livros e conversaram sobre Direito e Cultura na live realizada no dia 02. Já no dia 05 foi uma live especial: participou o influenciador digital de 12 anos com mais de 800 mil seguidores no Instagram, Adriel Bispo de Souza, para falar sobre o amor pela leitura.


O ator, redator, escritor, roteirista, apresentador e humorista Helio de La Peña bateu um papo com o diretor no dia 9 de julho sobre humor e liberdade de expressão. No dia 13, o empresário, escritor, ex-jogador de vôlei e um dos grandes treinadores de esporte coletivo em todo o mundo, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho falou sobre a busca constante pela excelência. No dia 16, André Andrade recebeu o pastor, escritor, ator e poeta Henrique Vieira na live “O amor como revolução”.


As lives acontecem ao vivo pelo Instagram @emerjoficial, entretanto para quem não pôde assistir ao vivo as gravações ficam disponibilizadas no IGTV do Instagram e também no canal do Youtube da EMERJ em https://bit.ly/2Z9QUGC.


Em números, os encontros contabilizam 15.965 visualizações, sendo que 14.086 pelo Instagram e 1.879 no YouTube.



22 de julho de 2020