Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Retrato do desembargador Nagib Slaibi Filho é inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ


Retrato do desembargador Nagib Slaibi Filho é inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“O desembargador Nagib Slaibi tem sua história misturada com a da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), pois faz parte dela desde a origem. O magistrado é muito conhecido, por alunos e operadores do Direito, pelo incessante trabalho em prol da disseminação do conhecimento jurídico. É uma honra muito grande poder homenageá-lo, pois é um magistrado que já deveria constar na Galeria. Para mim, é e sempre foi um exemplo, um farol, e tem muitas características bonitas. Além de ser um grande magistrado, é um homem humilde, que sempre esteve disposto a ajudar os colegas mais novos - assim como me ajudou no começo da carreira -, sendo uma pessoa a quem você pode recorrer, pois sempre estará lá para ajudar”, disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do webinar “O Juiz”, realizado nesta sexta-feira, dia 09.


O encontro homenageou o desembargador Nagib Slaibi Filho - que na Escola preside o Fórum Permanente da Justiça na Era Digital, além de ser presidente da 6ª Câmara Cível e membro efetivo do Órgão Especial - com a inauguração da foto do magistrado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ.


Também participaram do evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares; o desembargador e corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Moreira Garcez Neto; e a juíza e vice-presidente do Fórum Permanente da Justiça na Era Digital, Maria Cristina Barros Gutiérrez Slaibi, que comentou:


“Ele consegue dar decisões como ninguém mais consegue, e não sei se conheço alguém que teria coragem de dar decisões do nível das que ele deu na vida. O Nagib me ensina todos os dias, incessantemente, e consegue como ninguém atravessar adversidades que surgiram ao longo de todos os anos de magistratura. Todos nós temos uma responsabilidade única como seres humanos de fazer diferença, e o Nagib conseguiu isso. Isso tudo é fruto de muita sabedoria”, disse.


Quem também destacou a coragem do magistrado foi o desembargador Bernardo Garcez: “Ouvi falarem muitas qualidades do magistrado, como estudioso do Direito, magistrado e professor. Mas o principal predicado dele, comentado pela juíza Maria Cristina Slaibi, é a coragem. Esse é o ponto mais importante da carreira dele. Eu o conheço desde 1976, quando entramos no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. De lá para cá, sempre o vi com a mesma postura, e o mais importante: a mesma coragem”.


Destacando a forma como o jurista e magistrado busca se atualizar às novas tecnologias e mudanças jurídicas, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, assim como o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, também apontou o desembargador Nagib Slaibi como um “farol” para outros operadores do Direito.


“O desembargador Nagib Slaibi é uma importante engrenagem na dinâmica do TJRJ, porém não é uma pessoa que se acomoda. É um jurista atento com as mudanças de tempo, se atualizando sempre, funcionando como um farol para os colegas. São décadas de mudanças legais e jurisprudenciais que devem influenciar em suas decisões. Outro traço importante do homenageado é a proeminência acadêmica, mais uma prova de sua positiva inquietação, sendo autor de diversos livros importantes, os quais contêm orientações cruciais de crescimento técnico e prático para os operadores do Direito. Não à toa, foi examinador de vários concursos públicos de altíssimo nível. Quero aproveitar o espaço para aplaudir a iniciativa da EMERJ em proporcionar este tipo de evento, pois é fundamental estarmos habituados a enaltecer quem merece, por servir dedicadamente ao próximo”, disse o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares.


Visivelmente emocionado e com a voz embargada, tomado pela emoção, o desembargador Nagib Slaibi foi sucinto em seu agradecimento: “Estou emocionado, pois é muito bonito isso tudo. São pessoas importantes na minha vida e por quem tenho muito respeito, além de gostar de todas. Além das que estão aqui, vi a homenagem de outras pessoas, e isso me deixou muito emocionado”, disse o magistrado.


Além dos operadores do Direito presentes no encontro, o magistrado também recebeu um vídeo com dezenas de depoimentos de personalidades da EMERJ e do TJRJ, e ainda, depoimentos de familiares, o que o tocou.


Para assistir à transmissão completa, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=JAKfOCw9pGU&ab_channel=Emerjeventos



09 de outubro de 2020