Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professores e magistrados debatem “O direito à vida”


Professores e magistrados debatem “O direito à vida”
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última segunda-feira, dia 7, o webinar “O direito à vida em tempos de pandemia”. O evento foi realizado via plataforma Zoom e transmitido também no YouTube.


Participaram do encontro o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, que apresentou os convidados; o presidente do Fórum, professor Vicente de Paulo Barretto; o professor Anderson Vichinkeski Teixeira; a juíza Luciana Muniz Vanoni; e o professor Antonio Augusto Madureira de Pinho.


Em sua fala, o professor falou a respeito do conceito da vida e discorreu sobre bioética. Ele explicou: “A bioética é o uso de técnicas biomédicas para o incremento de uma série de questões relacionadas a saúde, a vida e a morte”.


Mediado pelo presidente do Fórum, professor Vicente Barretto, o encontro teve a juíza Luciana Muniz como debatedora. Em sua fala, ela comentou a respeito dos problemas existentes no Brasil, que foram expostos na pandemia.


“A pandemia expôs que para uma enorme quantidade de brasileiros não foi possível sequer optar por exercer o direito de liberdade, para fazer jus ou não ao acesso a proteção. A pandemia revelou que muitos brasileiros não tinham saneamento básico; não tinham sequer água potável. No caso de muitos brasileiros, não podíamos falar em moradia, em como manter isolamento social em uma casa onde moram 10 pessoas. Veja, o que falar da população de rua, que não pôde optar por se isolar? Eles não puderam se abrigar. Não foi possível exercer o direito de liberdade individual”, disse.


Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=rJ7zMT2RAtA&ab_channel=Emerjeventos



09 de dezembro de 2020