Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Os direitos humanos na pandemia foram tema de encontro virtual


Os direitos humanos na pandemia foram tema de encontro virtual
clique na imagem para ampliar

No dia em que as Organizações das Nações Unidas comemoram seus 75 anos, a EMERJ promoveu o Webinar Pandemia pela COVID-19 e direitos humanos: reflexões a meio caminho.


"Direitos humanos não são direitos de uma parcela da população. Direitos humanos relacionados com a saúde pública são importantes, principalmente nestes tempos em que os ventos do autoritarismo estão soprando", destacou o desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, que abriu o evento.


O presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, conduziu o evento. O desembargador falou sobre a importância da formação dos juízes e citou o Mestrado em Justiça e Saúde, parceria da EMERJ com a Fiocruz, que já formou 33 mestres: "Precisamos parar com essa mania de olhar as coisas de forma binária. As coisas têm uma diversidade e precisam ser enxergadas.


"Nós, da Fiocruz, entendemos que a saúde é um direito humano", ressaltou a professora Maria Helena Barros de Oliveira, coordenadora do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Fiocruz e vice-presidente do Núcleo de Pesquisa, Raça e Etnia (NUPEGRE).


"A pandemia é uma crise que é vista como uma oportunidade de ganhar dinheiro", observou o juiz Rubens Roberto Rebello Casara, ao citar Foucault para falar sobre a racionalidade neoliberal. Ele acrescentou: "Se não tivéssemos vivido o processo de demonização do SUS não estaríamos vivendo o que estamos vivendo".


O médico Paulo Marchiori Buss, professor da Fiocruz e presidente da Fundação entre 2001 e2008, dedicou sua fala aos mortos pela COVID-19 e aos profissionais de saúde que enfrentam a pandemia. Ele criticou a indústria farmacêutica e chamou a atenção para a preservação da biodiversidade: "A pandemia começa pela exploração das florestas, pelos caçadores de animais e pelo agronegócio".


O médico concluiu: "A pandemia não é democrática; bate mais forte nas comunidades".


Assista na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=Nl04QUin3Jk



22 de setembro de 2020