Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ mantém o padrão de excelência nas aulas on-line do Curso de Especialização em Direito Público e Privado


EMERJ mantém o padrão de excelência nas aulas on-line do Curso de Especialização em Direito Público e Privado
clique na imagem para ampliar

“A EMERJ, historicamente, sempre foi um símbolo de pioneirismo e inovação, sem jamais perder a qualidade que a diferencia de todos os demais cursos de ensino jurídico, o que muito orgulha a nós professores. Ao adotar o sistema de aulas virtuais ao vivo, com o mesmo padrão de excelência, ela mostra mais uma vez estar à frente do seu tempo". A declaração é de Thiago Neves, um dos professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola.


Com aulas on-line, a EMERJ cumpre o isolamento social determinado pelo Ministério da Saúde em função da pandemia da COVID-19. O Curso de Especialização em Direito Público e Privado, agora, têm professores e alunos interagindo a distância, cada um em sua casa. E o conteúdo e a carga horária, de quatro horas diárias somando ao fim do curso mais de 1.700 horas, serão mantidos.


Desde o dia 14 de abril, os alunos têm acesso ao link da sala virtual, por meio do portal acadêmico da Escola. A Plataforma Microsoft Teams permite que os estudantes façam perguntas pelo microfone ou pelo chat, a critério de cada professor.


O desembargador curso Alexandre Freitas Câmara foi um dos primeiros professores da EMERJ a ministrar aulas pela plataforma virtual e a experiência tem sido positiva, segundo ele. “Depois de vinte e quatro anos ministrando aulas na EMERJ de forma exclusivamente presencial, tive a honra de ser um dos pioneiros nesse novo método, com aulas transmitidas on-line e ao vivo. A experiência é fantástica. Não só conseguimos manter nossos alunos estudando, mantendo o foco, mas também conseguimos desenvolver técnicas que certamente serão muito ricas para o novo mundo em que certamente viveremos depois do fim da pandemia. As novas tecnologias estarão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. E teremos a certeza de que algumas coisas de que estamos hoje privados não eram tão essenciais, mas que todo esforço se justifica quando se trata da cultura e da formação acadêmica”, considerou.


"Não ver o rostinho de cada aluno presencialmente nos deixa com saudades, mas estou gostando muito na ferramenta de ensino. Como profissional, está sendo um desafio necessário, e nos faz descobrir outras formas de ensino e de produção de conhecimento”, declarou a professora Tatiana Batista.


O professor Sauvei Lai acredita que as aulas ficaram mais dinâmicas: "A plataforma usada é excelente e permite o compartilhamento simultâneo de Powerpoint, de modo que deixou a exposição dos temas mais dinâmica e interessante. Creio que todos já se adaptaram e estão explorando ao máximo essa ferramenta! Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens”.


São 17 turmas do curso, com aproximadamente 800 alunos. Em nível de pós-graduação lato sensu, credenciado pelo Conselho Estadual de Educação, o Curso de Especialização em Direito Público e Privado oferece a seus alunos o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado, alicerçado em valores éticos. É oferecido em seis semestres, estruturados em módulos que abordam de forma abrangente tanto o Direito Público quanto o Direito Privado.


07 de maio de 2020