Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ e NUPEGRE lançam cartilha pelo confinamento sem violência doméstica


EMERJ e NUPEGRE lançam cartilha pelo confinamento sem violência doméstica
clique na imagem para ampliar

A informação é uma das armas mais importantes neste momento de quarentena em que todos se unem no combate ao coronavírus (COVID-19). E para orientar as mulheres sobre os seus direitos, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) lança a cartilha "COVID-19 - Confinamento sem Violência".


É importante que o maior número de mulheres possível tenha consciência de que o isolamento social não impede o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.


Esta cartilha segue as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda a continuidade dos serviços essenciais para responder à violência contra as mulheres e meninas. Por meio do NUPEGRE, o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia da Escola; e com o apoio do I Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a EMERJ cumpre o compromisso de disseminar o conhecimento e levar a informação para toda a sociedade.


A cartilha explica os tipos de violência doméstica, apresenta os atos que são considerados violência durante o confinamento, lista os sinais de uma possível futura violência e traça um plano de proteção. Além disso, traz todas as informações sobre a Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do Estado do Rio de Janeiro.


Para a juíza Adriana Ramos de Mello, professora da EMERJ, presidente do NUPEGRE e idealizadora da cartilha "COVID-19 - Confinamento sem Violência", disseminar a informação é um caminho para coibir a violência contra a mulher: "Informação é poder. E esta é uma cartilha completa, que passa para as mulheres todas as informações de onde e de como fazer a denúncia de violência contra a mulher, e também de como procurar ajuda neste momento tão difícil para a sociedade brasileira. A EMERJ coloca à disposição das mulheres mais um importante canal de informação, de prestação de serviço."


Acesse a cartilha completa em https://www.emerj.tjrj.jus.br/publicacoes/cartilhas/violencia-domestica/versao-digital/index.html


27 de abril de 2020