Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Três anos de funcionamento dos CEJUSCs poupariam dez anos de distribuição nas varas cíveis”, destaca advogada, na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

“Os tribunais são o grande laboratório da ciência jurídica. E estamos aqui para mostrar como os juízes e os tribunais estão entendendo, interpretando e aplicando o Código de Processo Civil (CPC)”. Com essa declaração, o desembargador Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil, abriu o evento “Métodos Consensuais e Casos Repetitivos” nesta segunda-feira, 18 de novembro, na EMERJ, ao lado do desembargador Cesar Felipe Cury, presidente do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos.

O encontro foi promovido pelos dois Fóruns Permanentes e contou com a participação do ministro Antonio Saldanha Palheiro (STJ) e do professor e advogado Paulo Cezar Pinheiro Carneiro (UERJ), que compuseram a mesa de honra e participaram dos debates sobre as pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da UERJ a partir da vigência do novo Código de Processo Civil (CPC).

“O Brasil é um país que tem 100 milhões de processos em andamento, dois para cada habitante. A judicialização no Brasil, hoje, passou a ser um problema”, ressaltou o ministro Antonio Saldanha Palheiro, ao falar da falta da prática incisiva dos métodos alternativos de solução de conflitos.

A conciliação judicial e os números da mediação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e os métodos adequados de solução de conflitos na administração pública foram os temas do primeiro painel ministrado pela procuradora Tânia Elias e pelas advogadas Flórency Rodrigues e Amanda Vieira.

Flórency Rodrigues destacou a pesquisa da UERJ que apura a conciliação na prática a partir da entrada em vigor do novo CPC. Ela apresentou a pesquisa feita em campo, nas varas cíveis, empresariais e de família da Comarca da Capital, e destacou: “Um dos maiores problemas que identificamos na pesquisa foi a ausência de um setor responsável especificamente pela conciliação judicial. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) está cuidando da mediação, a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES) está cuidando da conciliação nos juizados, mas a conciliação das varas cíveis e empresariais, a princípio, não teria nenhum órgão”.

Os dados sobre os acordos fechados pelos Centros de Mediação e Conciliação (CEJUSCs) nos anos de 2017, 2018 e 2019 foram o tema da palestra da advogada Amanda Vieira. “A quantidade de acordos atingidos durante três anos de funcionamento dos CEJUSCs (9 mil) equivalem à distribuição de dez anos das varas cíveis do Foro Central, ou seja, três anos de funcionamento dos CEJUSCs poupariam dez anos de distribuição nas varas cíveis”.

O segundo painel tratou do IRDR nos tribunais e dos recursos repetitivos no Superior Tribunal de Justiça. As palestras foram do juiz Fábio Costa Soares e da advogada Lydia Vianna.

Também participaram como debatedores os desembargadores César Felipe Cury, José Carlos Ferreira Alves (TJSP), Luciano Rinaldi e Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, e os advogados Luiz Roberto Ayoub e Humberto Dalla Bernardina de Pinho.


18 de novembro de 2019