Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professor americano e ministro do STJ debaterão o perfil do magistrado e o acesso à Justiça em evento na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ promove o seminário “A Magistratura que Queremos” no dia 17 de junho, das 10h às 17h, com entrada franca.

O evento debaterá os resultados da pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos”, que traça o perfil da categoria e é o primeiro grande estudo sobre o retrato da magistratura nacional.

A coordenação científica do seminário é do ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Luis Felipe Salomão, do diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade; e do desembargador do TJRJ Agostinho Teixeira de Almeida Filho.

O professor norte-americano Bryant Garth (vice-reitor da University California-Irvine School of Law e coautor com Mauro Capelletti do livro ‘Acesso à Justiça’) fará palestra especial no evento.

“O seminário trará diversos temas, entre eles uma análise comparada da magistratura do Brasil com a magistratura de um sistema diferente, que é o da common law do direito americano”, explicou o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho.

Com o apoio do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, o seminário será realizado na EMERJ, no Auditório Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/nº, 4º andar, Centro do Rio de Janeiro).

A pesquisa

Lançada no Rio de Janeiro em fevereiro, a pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos” é coordenada pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e pela presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil.

Os autores são os pesquisadores Luiz Werneck Viana, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos, do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Clique e inscreva-se no seminário: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/a-magistratura-que-queremos.html


14 de maio de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ