Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e historiadores refletem sobre “O Pensamento de Cícero”


clique nas imagens para ampliar

“Cícero foi a inspiração para que esse Fórum existisse”. A partir dessa constatação, o professor Carlos Gustavo Direito, presidente do Fórum Permanente de História do Direito, abriu a 22ª reunião do Fórum. Os professores Claudia Beltrão da Rosa (UNIRIO) e Deivid Valério Gaia (UFRJ) trataram dos temas “As Catinárias no ‘Pro Sulla’: Cícero entre a Arena Política e a Oratória Judicial” e “Os Poderes Públicos e a Economia em Tempos de Crise: Cícero entre o Econômico, o Jurídico e o Social”.

Claudia da Rosa destacou a ligação da oratória do Tribunal, em Roma, com as lutas políticas, o contexto da época: “O discurso ´Próo Sulla está na consecução de uma grande crise, a arena política romana no ápice e a oratória judicial se tornando uma forma privilegiada de ação política. A lei de Cícero está na base da formação do advogado, do magistrado, das nossas leis. Atualmente, no nosso momento de crise econômica e política, Cícero se torna mais significativo porque traz uma renovação dos procedimentos. ”

A palestra do professor Deivid Valério Gaia começou com um panorama sobre o contexto de Roma na época de Cícero. O professor destacou o processo mais famoso da história de Roma, que foi a eleição para o consulado do ano 64 para 63 a.c., entre Cícero e Catilina: “Catilina não aceitou a derrota, se organizou para dar um golpe armado com um projeto para destruir a República. O projeto foi impedido por Cícero com quatro discursos chamados ‘As Catilinárias’, numa época de grande crise financeira em Roma”.

O professor concluiu: “O próprio Cícero dizia que a história é o mestre da vida, e quem não conhece a história vai ser sempre um menino, uma criança que não vai conseguir se desenvolver e ter um olhar crítico com relação ao presente”.


28 de agosto de 2019