Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ homenageia Luiz Roberto Ayoub


clique nas imagens para ampliar

“Homem público que, pela ética e pelo comportamento, é fonte de inspiração para todos nós. Luiz Roberto Ayoub pautou sempre a sua carreira pela probidade e pela honradez. Mas para mim o mais importante é o amigo, mais do que amigo, o irmão, que sempre esteve presente nos momentos marcantes da minha vida. ”A partir dessa declaração, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o evento “Homenagem ao professor desembargador Luiz Roberto Ayoub”, nesta sexta-feira, 4 de outubro.

O auditório estava lotado de magistrados, outros operadores do Direito, estudantes, familiares e amigos, que aplaudiram de pé.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro havia dois anos, Ayoub se aposentou voluntariamente e segue, agora, a carreira de advogado.

Na abertura do evento promovido pela EMERJ, estavam os desembargadores coordenadores do encontro Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil, e Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Empresarial; Ertulei Laureano Matos, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; e o professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também compôs a mesa de honra.

A carreira jurídica e a trajetória acadêmica de Ayoub foi ressaltada por seus admiradores.

“A EMERJ rende hoje uma justa homenagem a um magistrado que considero exemplar, altamente respeitado por seus colegas e pela comunidade jurídica em geral. Quem dera que todos os magistrados tivessem a mesma paixão pelo Direito, essa extraordinária força de trabalho, vasto conhecimento jurídico, conduta moral impecável, coragem e apurado senso de justiça”, destacou o desembargador Luciano Rinaldi.

O advogado e professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro foi o orador do encontro. Ele falou de Luiz Roberto Ayoub como amigo, professor, escritor, magistrado e advogado. “Comprometido com a jurisdição, leal e ético durante toda a sua vida na magistratura, não tenho dúvida, Luiz Roberto Ayoub deu uma contribuição gigantesca para a projeção de excelência do Judiciário fluminense. E como advogado terá o mesmo sucesso e o mesmo reconhecimento que teve na magistratura”, ressaltou.

“Parabéns por todo o seu trabalho. Sou seu aluno e serei sempre seu aluno de Direito Empresarial, que é um tema difícil, em constante mutação. Novos desafios vão surgir e eu tenho certeza que Vossa Excelência terá muito com o que contribuir”, disse o governador Wilson Witzel.

Os ministros Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviaram mensagens gravadas em vídeo. Familiares, amigos e colegas de profissão também gravaram depoimentos em vídeo, o que surpreendeu e emocionou Ayoub.

Ao final do evento, o homenageado agradeceu a todos os presentes, citando nomes de vários amigos que estavam no auditório. “Sinto-me vitorioso nessa vida, porque nela conquistei grandes amigos. Sempre há um amanhã. A vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos coisas boas e temos que aproveitar cada oportunidade, por isso tenho que ir, mas ficarei aqui torcendo pelo sucesso, hoje e sempre, de cada um de vocês. Hoje é apenas a última vez que vocês me verão na convivência do trabalho, ao menos por agora, mas certamente esse dia é o início de uma vida de convivência de amigos eternos”, disse Ayoub.

A carreira

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá, professor da EMERJ e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de agosto de 2017 a agosto de 2019. Graduado em Direito e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); é professor de Processo Civil da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS), na mesma instituição de ensino. Também é membro do grupo de trabalho criado pela Portaria 467, de 16 de dezembro de 2016, do Ministério da Fazenda, com a finalidade de estudar, consolidar e propor medidas voltadas ao aprimoramento da Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência (Lei nº 11.101/2005). Membro do Conselho Nacional de Justiça com experiência na área do Direito Público. Atua principalmente nos seguintes temas: arbitragem, efetividade, processo.

Lançou, em 2016, o livro “Reflexões Sobre o Novo Código de Processo Civil”, pela Editora FGV. Publicou também “Arbitragem e a Efetividade do Processo – Uma Nova Proposta” (2005) e “A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas” (2013), além de uma coletânea sobre Direito Eleitoral.

À Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Ayoub empresta sua expertise ao longo dos anos. É professor da EMERJ desde 2003, ministrando cursos sob temas variados: Técnicas de Sentença, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Recursos e Procedimentos Especiais. Prestou supervisão de atividades, ministrou aulas extras de reforço curricular, atuou como orientador em monografias, foi juiz supervisor de Cursos de Formação Inicial de Magistrados e Coordenador em Cursos de Aperfeiçoamento de Magistrados.


04 de outubro de 2019