Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador Elton Leme é designado presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro tem nova composição de membros, sendo presidido pelo desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, especialista em Direito Ambiental, botânico autodidata e autor de livros nesta área.

Sobre a importância de debater o Direito Ambiental dentro de uma Escola da Magistratura, o desembargador considerou: “O tema ambiental é o um tema estratégico no mundo; e se torna mais estratégico quando se percebe que as políticas públicas passam a negligenciar essa questão”.

Elton Leme frisou que os encontros do Fórum serão relevantes para incentivar também a reflexão sobre a ética em relação ao meio ambiente. “Discutiremos sobre a parte comportamental, que envolve os aspectos sociológicos do homem em relação ao meio ambiente, pois vivenciamos, há tempos, uma situação no mundo de colapso ambiental, onde o meio ambiente já não tem mais capacidade de restaurar os processos ambientais que estão comprometidos pela atividade humana”, considerou.

O novo presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente ponderou que há muito o que ser melhorado. “Lidamos muito mal com a questão ambiental. Estamos muito longe de termos uma cultura de prevenção. Hoje trabalhamos somente e infelizmente com o resultado do dano efetivado. Minha expectativa para o Fórum é que os eventos tenham impactos, possam incentivar na sociedade a reflexão. E que possamos trazer não só juristas, mas cientistas, pesquisadores, estudiosos. Precisamos fazer a sociedade conversar”.

O primeiro evento está previsto para abril e debaterá questões relativas às grandes tragédias ambientais no país.

Fóruns Permanentes

Os Fóruns Permanentes da EMERJ promovem encontros gratuitos nos auditórios da Escola e têm por objetivo incentivar o debate e a reflexão sobre temas atuais que estão sob olhares constantes da comunidade jurídica e da sociedade.


13 de março de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ