Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Aspectos polêmicos dos processos nos tribunais são debatidos na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

Quatro processualistas participaram de um debate que reuniu magistrados, outros operadores do Direito, professores, pesquisadores e estudantes. A quarta reunião do Fórum Permanente de Processo Civil promoveu, nesta segunda-feira, 30 de setembro, o evento “As Processualistas Debatem: O processo nos Tribunais”.

O encontro foi aberto pelo desembargador Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente, que destacou a importância das processualistas presentes: “Nada melhor para o aprimoramento do Direito do que novas ideias”.

Carolina Uzeda, doutoranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Fernanda Medina Pantoja, doutora em Processo Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Marcela Kohlbach, doutora em Processo Civil pela UERJ; e Sofia Temer, doutoranda em Processo Civil pela UERJ, trataram de temas como o rol do agravo, o agravo conta a decisão interlocutória de mérito, Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e sucumbência e honorários recursais.

“Eu sou contra a ampliação do rol taxativo do agravo, me parece que essa taxatividade tem que ser mantida”, ressaltou Marcela Kohlbach. Fernanda Medina Pantoja falou sobre o julgamento antecipado parcial de mérito: “Embora ele tenha a mesma natureza de uma sentença, por se tratar de um julgamento de mérito apto a fazer a coisa julgada, o sistema de recorribilidade é diferente, é mediante agravo de instrumento, enquanto que a sentença é por meio de apelação. Essa diferença no sistema de recorribilidade acaba gerando muitas controvérsias e polêmicas”.

Sofia Temer tratou do IRDR, que foi o tema da sua tese de mestrado e se transformou em um livro. “É um tema que gera muito debate. Eu entendi, nos meus estudos, que o IRDR era um procedimento modelo, ele era um incidente que trabalhava com a ideia de abstração e concretude. Ainda que haja uma tese majoritária de que você precisa de uma causa pendente, que seria um formato de causa piloto, a minha opinião é que as características permitem indicar que se trata de um incidente que trabalha com abstração. Então, poderia ser instaurado sem causa pendente, por exemplo, como um procedimento modelo. A própria desistência do caso pelo sujeito condutor e a possibilidade de prosseguimento pelo MP, na minha opinião, confirmam isso”.

Carolina destacou o recurso de terceiro prejudicado em IRDR: “Eu divirjo da professora Sofia Temer. Enquanto a professora Sofia acha que todo aquele que tem o processo suspenso tem o direito de recorrer, eu já penso que não, que todo aquele que é afetado pela decisão do IRDR, se não for parte no IRDR, não tem condição de recorrer”.


30 de setembro de 2019