Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



17 monografias já foram apresentadas durante o 1º semestre letivo na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

Os trabalhos de monografia apresentados pelos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, que podem ser iniciados a partir do 2º ano do curso, possuem um objeto de estudo claramente definido, buscam apresentar uma novidade ou uma nova perspectiva sobre um contexto e também sugerir propostas para aperfeiçoamento dos temas em questão pela Justiça.

Em 2018, houve 39 bancas examinadoras de monografias e foram concluídos 223 artigos científicos, publicados na Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ. No primeiro semestre deste ano, já são 17 bancas e 122 artigos em fase de correção.

Os alunos apresentam seus trabalhos oralmente à banca examinadora composta por um presidente desembargador, um professor orientador e um professor convidado. A banca avalia o trabalho e profere perguntas ao aluno. Após, reúnem-se para dar a nota ao trabalho. As monografias aprovadas são publicadas no site da EMERJ e ficam também disponíveis ao público na Biblioteca TJRJ/EMERJ.

Nesta terça-feira, dia 10 de julho, foi apresentada a última monografia deste primeiro semestre letivo da EMERJ. A aluna Anelise Siqueira Machado expôs seu trabalho sobre “Registro de Animais de Estimação: Uma Forma de Reconhecimento da Família Multiespécie” à banca examinadora presidida pelo desembargador Cláudio Brandão de Oliveira e composta pela professora orientadora Flávia Pereira Hill e pela professora convidada Lucia Frota Pestana de Aguiar Silva.

Consulte as monografias

Acesse o site da EMERJ e clique na opção “biblioteca”. Em seguida clique em “monografia dos alunos” e escolha o ano de publicação. Caso tenha dificuldades, está disponível também a consulta on-line ao acervo da biblioteca, em que é possível localizar artigos científicos, DVDs, e-books e fragmentos de livros. O acesso é livre, e os usuários têm a opção de fazer uma busca simples ou avançada, em que se pode selecionar o tipo de material, a unidade, o tema, autor, título, assunto e a expressão presente no texto.

Para acessar o acervo da EMERJ clique em: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/monografiadosalunos.htm


10 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ