Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Juiz Rubens Casara representa a EMERJ no
17º Seminário Internacional do IBCCRIM

Titular da 43ª Vara Criminal da capital, o juiz Rubens Roberto Rebello Casara foi representante da EMERJ no 17º Seminário Internacional de Ciências Criminais, promovido pelo IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, no período de 23 a 26 de agosto, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Para o juiz Casara, o seminário do IBCCRIM, que acontece anualmente, é um dos principais encontros de profissionais que atuam na área do direito penal, processo penal e criminologia no Brasil. Segundo o juiz, foram abordados na ocasião temas de ponta, e a principal ênfase do seminário foi discutir a necessidade de um sistema penal mais democrático, de acordo com a Constituição Brasileira,  superando a tradição autoritária que tem acompanhado as ciências penais.

Também foram debatidas as questões que hoje estão em voga na Europa e EUA, e que em breve aportarão em solo brasileiro.

Vice-presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos e membro do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal da EMERJ, o juiz Casara concluiu recentemente sua tese de doutorado pela Universidade Estácio de Sá, através de um programa coordenado pelo desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, sobre o tema: “Mitologia processual penal do Imaginário Autoritário Brasileiro a atuação dos atores jurídicos”. Com 411 páginas, a tese foi aprovada com louvor, e o magistrado espera, em breve, socializar esse conhecimento adquirido em suas pesquisas publicando a obra.

Há 11 anos na magistratura, o juiz titular da 43ª vara criminal deixa uma mensagem para os candidatos a carreira da magistratura: “não deixem de sonhar com a construção de uma sociedade melhor, porque só vale fazer a magistratura, só vale entrar para essa agência estatal pensando em construir uma sociedade melhor”.