

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 78, p. 227-252, Janeiro/Abril 2017
246
os países que terminaram as Olimpíadas de Londres ou Rio com mais me-
dalhas do que o Brasil só os Estados Unidos e a China têm população maior
que a brasileira. Das onze nações que superaram o Brasil no Rio, seis têm
até 80 milhões de habitantes, enquanto o Brasil supera 200 milhões. Com
tamanha população e variados biótipos, o Brasil tem enorme potencial para
desenvolver atletas olímpicos, o que na prática não se viu.
Destarte, a tudo isso se atribui o fato de que a PNE não foi suficiente-
mente bem-elaborada e não está sendo implantada com eficiência no Brasil.
3.1.3 Análise do
Ranking
Histórico das Olimpíadas da Era Moderna
Avaliando o
ranking
histórico das Olimpíadas da Era Moderna, que
se inicia com a edição de Atenas, em 1896, o Brasil passou da 37º para a 35º
posição, ficando atrás de países como a Jamaica, Etiópia, Quênia, Irã, Cama-
rões, etc. (BRASIL, 2016). Verifica-se que em mais de cem anos a evolução do
Brasil foi quase inexistente. Considerando que a posição no
ranking
é um in-
dicativo da condição social da população, ou do acesso universal ao Direito
Social ao Desporto, o Brasil se revela com índice de países subdesenvolvidos,
menores, e que enfrentam problemas políticos e econômicos muito mais
graves, como os acima descritos.
A mínima evolução alcançada pelo Brasil em mais de um século reve-
la um atraso social, que desrespeita e dignidade humana, fruto da ausência
de políticas públicas de qualidade, de uma sucessão de governos que ignoram
os mandamentos constitucionais, que mesmo após quase trinta anos de sua
promulgação ainda não foi expressivamente implementada. Há ainda que se
verificar o efeito das políticas públicas desportivas implantadas, subsequen-
tes à CRFB/88, pois em duas décadas o Brasil esteve três vezes na final de
uma copa do mundo de futebol, sendo o campeão em duas delas, enquanto
nos demais tipos de desportos de alto rendimento não evoluiu com tamanha
expressão, mesmo sediando cinco megaeventos olímpicos, já citados. Pior
ainda é falar do desporto escolar, que somente a partir da década de 2000
evoluíram, mas ainda carecem de avanços para garantir dignidade humana
à população de base, conforme segue.
3.2 Desporto escolar ou de base
O desempenho do Brasil quanto a desporto escolar é reflexo das po-
líticas públicas educacionais, que conferem ao país o 88ª lugar entre os 127