

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 7-8, mar - mai. 2015
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Apresentação
O magistrado deve conhecer melhor mundo e a realidade
que o cerca, as posições controvertidas do debate e acima de
tudo deve manter a imparcialidade sem a presunção de que
possa exercer sua neutralidade para com o conflito que lhe
submete o processo.
Por sugestão do Desembargador Nagib Slaibi Filho, certamente
movido por recomendação protocolar, ou talvez pelo gentil coração que
carrega, fui instado a apresentar a Revista de nº 68 da EMERJ, o primeiro
exemplar do biênio 2015/2016.
Aceitei não só honrado, como também emocionado tal convite, já
que esta é a primeira vez que tão importante tarefa dessa natureza me
vem a ser confiada.
Confesso que sempre admirei os nossos letrados e renomados ju-
ristas que de hábito são convocados para manifestações afins, por isso
que nunca imaginei, sinceramente, que tal honra me pudesse vir a ser
algum dia confiada.
Chegada a hora, não certamente por ser jurista, ou muito menos
renomado, mas, repito, por indicação de ofício, lanço-me a tal tarefa com
o orgulho de um principiante que escreve e põe nas suas tintas o que lhe
vem diretamente do coração.
A escolha dos textos evidencia que minha indicação para com a Co-
ordenação da Revista foi mais do que acertada. Nosso amigo e colega Des.
Nagib é homem não só letrado, mas sensível a novos temas e desafios.
Aprecio a leitura provocativa, que põe ideias novas e desafios na
mente do leitor, e os artigos por ele selecionados, de uma maneira geral,
se propõem a essa finalidade.
Abomino os textos enfadonhos, destinados a nos levar rapidamen-
te ao terreno dos sonhos. Gosto da controvérsia, da provocação, da duali-
dade e acima de tudo da novidade.
O dia a dia da função judicante anestesia a mente do juiz e o conhe-
cimento de novas ideias e novos rumos oferece a interessante proposta
de tirá-lo dessa inércia intelectual, dando consciência àqueles magistra-
dos de boa vontade de que há outras áreas do conhecimento que não as
que professa e são fruto de sua própria experiência e educação.