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R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015

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forma semelhante, mudaram a capital para Bagdá reinando por aproxima-

damente 3 séculos. Nesta altura já se falava em Império Mulçumano, ou

mesmo, Império Islâmico, ou ainda Sarraceno. Seu território, como nos

ensina o historiador Édouard Perroy

13

, abrangia desde o sul da Espanha,

Córdoba até Bulcara, passando pela Síria, Iraque, Irã, Paquistão, Afeganis-

tão e Turquia.

Em 929, rebelando-se contra a administração dos Abássidas, a fa-

mília Omíada fundou o segundo Estado Islâmico simultâneo. Um califado

independente na cidade de Córdoba, na Espanha. Os desgastes da admi-

nistração dos Abássidas, principalmente, com os conflitos com os nativos

do Irã fragilizam a estrutura do poder do califado. Em 1057 cai o império

islâmico com a entrega de Bagdá para os Turcos Seldijucídas. Segundo

E. Mc Burns

14

, este foi o marco da extinção do Estado Islâmico, embora

grande parte do território existente ainda continuasse a ser dominado por

mulçumanos e por culturas islâmicas

15

. Entretanto, inúmeros Estados in-

dependentes e soberanos se formaram naquele território, ora pela força

da identidade nacional, ora pela força da espada.

4. UM SALTO NA HISTÓRIA. MIL ANOS SE PASSARAM

O tempo foi passando e o islamismo foi crescendo cada vez mais. O

abismo entre a classe dominante e os dominados foi cada vez mais se acen-

tuando, na mesma proporção das insatisfações e reclamos sociais e políticos.

O

jihad

foi sendo empregado, por vezes de forma amena e com orientação

espiritual defensiva, por vezes, como motivo de guerra, cruéis embates, con-

quistas, pilhagens e sangue. As linhagens e orientações dogmáticas sofreram

subdivisões

16

. Neste processo histórico, lembra Ali Kamel

17

, dois grandes per-

sonagens ganham destaque, pois, são considerados fontes inspiradoras do

jihad

violento, ou seja, da tática cruel de guerrilha ou terrorismo internacional

e mediático. São eles: Hasan Al Banna e Sayyd Qutb.

13 PERROY, Édouard

in

História Geral das Civilizações

, Difusão Europeia do Livro, 1964, 3ª. Ed, p. 111.

14 BURNS, Edward Mc Nall

in

História da Civilização Ocidental

, Editora Globo, 1968, 2º. v., p. 301 e segs.

15 Há historiadores que identificam o Império Otomano com o Império Islâmico, até mesmo porque, após 1517, o

Sultão seria ao mesmo tempo um Califa. Este império somente teria se extinguido após a primeira guerra mundial,

em 17 de Novembro de 1922 quando a Turquia é declarada uma república.

16 Estas duas linhagens (Sunitas e Xiitas) foram ao longo do tempo se dividindo. Assim, os Sunitas deram origem aos

malaquitas; shafiitas; hanefitas; hambalitas, mais modernamente, Wahhabitas. Os Xiitas se dividiram em duodeci-

manos; ismailitas e zaditas. Ainda eram encontrados os carijitas.

17 KAMEL, Ali,

in

Sobre o Islã

. A Afinidade entre Mulçumanos Judeus e Cristãos e as Origens do Terrorismo. Editora

Nova Fronteira, 2005, 6ª. impres., p. 185 e segs.