

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015
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forma semelhante, mudaram a capital para Bagdá reinando por aproxima-
damente 3 séculos. Nesta altura já se falava em Império Mulçumano, ou
mesmo, Império Islâmico, ou ainda Sarraceno. Seu território, como nos
ensina o historiador Édouard Perroy
13
, abrangia desde o sul da Espanha,
Córdoba até Bulcara, passando pela Síria, Iraque, Irã, Paquistão, Afeganis-
tão e Turquia.
Em 929, rebelando-se contra a administração dos Abássidas, a fa-
mília Omíada fundou o segundo Estado Islâmico simultâneo. Um califado
independente na cidade de Córdoba, na Espanha. Os desgastes da admi-
nistração dos Abássidas, principalmente, com os conflitos com os nativos
do Irã fragilizam a estrutura do poder do califado. Em 1057 cai o império
islâmico com a entrega de Bagdá para os Turcos Seldijucídas. Segundo
E. Mc Burns
14
, este foi o marco da extinção do Estado Islâmico, embora
grande parte do território existente ainda continuasse a ser dominado por
mulçumanos e por culturas islâmicas
15
. Entretanto, inúmeros Estados in-
dependentes e soberanos se formaram naquele território, ora pela força
da identidade nacional, ora pela força da espada.
4. UM SALTO NA HISTÓRIA. MIL ANOS SE PASSARAM
O tempo foi passando e o islamismo foi crescendo cada vez mais. O
abismo entre a classe dominante e os dominados foi cada vez mais se acen-
tuando, na mesma proporção das insatisfações e reclamos sociais e políticos.
O
jihad
foi sendo empregado, por vezes de forma amena e com orientação
espiritual defensiva, por vezes, como motivo de guerra, cruéis embates, con-
quistas, pilhagens e sangue. As linhagens e orientações dogmáticas sofreram
subdivisões
16
. Neste processo histórico, lembra Ali Kamel
17
, dois grandes per-
sonagens ganham destaque, pois, são considerados fontes inspiradoras do
jihad
violento, ou seja, da tática cruel de guerrilha ou terrorismo internacional
e mediático. São eles: Hasan Al Banna e Sayyd Qutb.
13 PERROY, Édouard
in
História Geral das Civilizações
, Difusão Europeia do Livro, 1964, 3ª. Ed, p. 111.
14 BURNS, Edward Mc Nall
in
História da Civilização Ocidental
, Editora Globo, 1968, 2º. v., p. 301 e segs.
15 Há historiadores que identificam o Império Otomano com o Império Islâmico, até mesmo porque, após 1517, o
Sultão seria ao mesmo tempo um Califa. Este império somente teria se extinguido após a primeira guerra mundial,
em 17 de Novembro de 1922 quando a Turquia é declarada uma república.
16 Estas duas linhagens (Sunitas e Xiitas) foram ao longo do tempo se dividindo. Assim, os Sunitas deram origem aos
malaquitas; shafiitas; hanefitas; hambalitas, mais modernamente, Wahhabitas. Os Xiitas se dividiram em duodeci-
manos; ismailitas e zaditas. Ainda eram encontrados os carijitas.
17 KAMEL, Ali,
in
Sobre o Islã
. A Afinidade entre Mulçumanos Judeus e Cristãos e as Origens do Terrorismo. Editora
Nova Fronteira, 2005, 6ª. impres., p. 185 e segs.