Background Image
Previous Page  61 / 286 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 61 / 286 Next Page
Page Background

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015

61

2. OS CONCEITOS PRELIMINARES

O termo

Estado Islâmico

vem do vocábulo Islã, que é uma religião

praticada em grande parte do mundo

2

, perdendo apenas para o cristia-

nismo em número de adeptos. O vocábulo

islã

, por sua vez significa sub-

missão total a Deus. Desta forma, já claro nosso primeiro pressuposto: a

religião islâmica tem como fundamento primordial a total submissão aos

seus comandos religiosos e seus dogmas.

Na realidade, o islamismo parte dos ensinamentos de Maomé, que

seria, segundo esta crença, o único profeta perfeito de Deus (Alá)

3

. Possui

base dogmática mais simples do que outras religiões e tem alguns funda-

mentos principais: 1)- aceitação, submissão e recitação da fé islâmica; 2)-

orar 5 vezes ao dia; 3)- pagar esmola; 4)- observar o jejum no Ramadão;

5)- fazer peregrinação a Meca; A estes se adiciona ainda: 6)- praticar o

jihad

; 7)- exortar o bem; 8)- proibir o mal.

Por outro vértice, como nos lembra Youssef Alvarenga Cherem

4

,

doutor em antropologia e arte Islâmica da Unicamp e Unifesp, o termo

jihad

é um conceito jurídico e religioso forjado desde os primórdios do

islã e pode - dentre outros tantos conceitos - significar guerra espiritual.

O autor faz um interessante paralelo entre o conceito de

jihad

e a própria

atividade de Maomé e seus exércitos em suas incursões militares em busca

de riquezas materiais. Cita ainda o autor a historiadora Patrícia Crone, para

quem

jihad

era “

efetivamente um imperialismo sob o comando de Deus

”.

Modernamente

jihad

pode significar uma dupla face

5

: a)- a eterna

luta do adepto do islã para ser coerente com os princípios da fé islâmica,

portanto, luta interna; e b)-a luta externa para a propagação e a preservação

2 O Islamismo é considerado a segunda maior religião do mundo, perdendo apenas para o Cristianismo. Possui

grande penetração no Oriente Médio, Indonésia, África, China, inclusive no Brasil. Hoje, acredita-se que possua

cerca de 1,8 bilhão de adeptos.

3 O Islamismo não exclui o Judaísmo e o Cristianismo como crenças possíveis de serem respeitadas, entretanto,

considera que seus profetas não profetizaram os ensinamentos de Alá com a perfeição desejada. Portanto, Maomé

teve esta missão e só ele (com seus ensinamentos) pode ser considerado um perfeito representante de Alá.

4 CHEREM, Youssef Alvarenga

in

Jihad, Interpretações de um Conceito Polêmico

, acesso no sítio

HTTP: // editora-

revistas.mackenzie.br.

5 Cfr. CHEREM, Youssef Alvarenga

in

Jihad, Interpretações de um Conceito Polêmico

, acesso no sítio

HTTP: // edito-

rarevistas. mackenzie. br

, p. 157, o termo

jihad

é utilizado no campo individual e coletivo. Individualmente

jihad

é a

luta que cada um trava consigo mesmo para dominar a sua alma, caminhar em perfeita harmonia interna e externa

em relação aos princípios da fé islâmica. Esta é a

jihad

Maior. Já no campo coletivo

jihad

é a luta que todo mulçu-

mano deve travar para levar a todos os ensinamentos de Maomé aos quatro cantos do mundo. O

Jihad

da alma é

complementado pelo

Jihad

da espada. Para Mario G. Losano o termo pode comportar três sentidos, ver LOSANO, G.

Mario,

in

Os grandes Sistemas Jurídicos

, Editora Martins Fontes, 2007, p. 426.