

R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 60-79, mar. - mai. 2015
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2. OS CONCEITOS PRELIMINARES
O termo
Estado Islâmico
vem do vocábulo Islã, que é uma religião
praticada em grande parte do mundo
2
, perdendo apenas para o cristia-
nismo em número de adeptos. O vocábulo
islã
, por sua vez significa sub-
missão total a Deus. Desta forma, já claro nosso primeiro pressuposto: a
religião islâmica tem como fundamento primordial a total submissão aos
seus comandos religiosos e seus dogmas.
Na realidade, o islamismo parte dos ensinamentos de Maomé, que
seria, segundo esta crença, o único profeta perfeito de Deus (Alá)
3
. Possui
base dogmática mais simples do que outras religiões e tem alguns funda-
mentos principais: 1)- aceitação, submissão e recitação da fé islâmica; 2)-
orar 5 vezes ao dia; 3)- pagar esmola; 4)- observar o jejum no Ramadão;
5)- fazer peregrinação a Meca; A estes se adiciona ainda: 6)- praticar o
jihad
; 7)- exortar o bem; 8)- proibir o mal.
Por outro vértice, como nos lembra Youssef Alvarenga Cherem
4
,
doutor em antropologia e arte Islâmica da Unicamp e Unifesp, o termo
jihad
é um conceito jurídico e religioso forjado desde os primórdios do
islã e pode - dentre outros tantos conceitos - significar guerra espiritual.
O autor faz um interessante paralelo entre o conceito de
jihad
e a própria
atividade de Maomé e seus exércitos em suas incursões militares em busca
de riquezas materiais. Cita ainda o autor a historiadora Patrícia Crone, para
quem
jihad
era “
efetivamente um imperialismo sob o comando de Deus
”.
Modernamente
jihad
pode significar uma dupla face
5
: a)- a eterna
luta do adepto do islã para ser coerente com os princípios da fé islâmica,
portanto, luta interna; e b)-a luta externa para a propagação e a preservação
2 O Islamismo é considerado a segunda maior religião do mundo, perdendo apenas para o Cristianismo. Possui
grande penetração no Oriente Médio, Indonésia, África, China, inclusive no Brasil. Hoje, acredita-se que possua
cerca de 1,8 bilhão de adeptos.
3 O Islamismo não exclui o Judaísmo e o Cristianismo como crenças possíveis de serem respeitadas, entretanto,
considera que seus profetas não profetizaram os ensinamentos de Alá com a perfeição desejada. Portanto, Maomé
teve esta missão e só ele (com seus ensinamentos) pode ser considerado um perfeito representante de Alá.
4 CHEREM, Youssef Alvarenga
in
Jihad, Interpretações de um Conceito Polêmico
, acesso no sítio
HTTP: // editora-
revistas.mackenzie.br.
5 Cfr. CHEREM, Youssef Alvarenga
in
Jihad, Interpretações de um Conceito Polêmico
, acesso no sítio
HTTP: // edito-
rarevistas. mackenzie. br
, p. 157, o termo
jihad
é utilizado no campo individual e coletivo. Individualmente
jihad
é a
luta que cada um trava consigo mesmo para dominar a sua alma, caminhar em perfeita harmonia interna e externa
em relação aos princípios da fé islâmica. Esta é a
jihad
Maior. Já no campo coletivo
jihad
é a luta que todo mulçu-
mano deve travar para levar a todos os ensinamentos de Maomé aos quatro cantos do mundo. O
Jihad
da alma é
complementado pelo
Jihad
da espada. Para Mario G. Losano o termo pode comportar três sentidos, ver LOSANO, G.
Mario,
in
Os grandes Sistemas Jurídicos
, Editora Martins Fontes, 2007, p. 426.