Fórum Permanente de Sociologia Jurídica discute “Oliveira Vianna - Jurista e Interprete do Brasil”


clique na imagem para ampliar

Com o tema “Oliveira Vianna – Jurista e Intérprete do Brasil”, o Fórum Permanente de Sociologia Jurídica realizou sua 4ª reunião, no dia 18 de novembro. Apresentada pelo desembargador Rogério de Oliveira Souza, o encontro, que aconteceu no auditório Nelson Ribeiro Alves, contou com palestra dos professores Aluizio Alves Filho, Lincoln de Abreu Penna, Ricardo Augusto dos Santos e do presidente do Fórum, juiz João Batista Damasceno.

O desembargador Rogério de Oliveira Souza destacou: “Essa lembrança de Oliveira Vianna vem muito a calhar não só porque vamos lançar um livro, mas também porque vamos fazer algumas colocações sobre a obra desse jurista, historiador e homem público”.

Presidente do Fórum e palestrante, o juiz João Batista Damasceno encerrou o encontro falando sobre a visão do jurista: “Oliveira Viana tem uma visão de Brasil, e não é à toa que ele ajudou a construir o Brasil que surgiu em 1930. A visão dele de direito é muito atual, embora esteja sendo mal - apropriada no momento. Ele fala que o direito tem que ter uma concepção projetiva”. E finaliza: “O Direito há de ser projetivo, isto é deve participar da concepção do futuro”.

Após a realização da palestra, os professores Aluizio Alves Filho, Lincoln de Abreu Penna, Ricardo Augusto dos Santos e o juiz João Batista Damasceno lançaram o livro “Oliveira Vianna – Uma introdução ao estudo da formação social brasileira – pioneirismo, contribuições e questões polêmicas”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS