Fórum de Sociologia Jurídica realiza sua primeira reunião


clique na imagem para ampliar

Presidido pelo juiz João Batista Damasceno, o Fórum Permanente de Sociologia Jurídica realizou, no último dia 23 de agosto, sua primeira reunião. Com o tema “O CNJ e o Casamento Homoafetivo: Avanço ou Retrocesso?”, o encontro reuniu o professor Doutor José Ribas Vieira e a Professora Doutora Margarida Lacombe Camargo para a palestra. A mesa contou ainda com a participação dos desembargadores Rogério de Oliveira Souza e Siro Darlan.

Ao abrir reunião, o juiz João Batista Damasceno destacou os objetivos do novo Fórum: “O Fórum tem a intenção de produzir alguns trabalhos nessa interface do direito e das ciências sociais, refletindo–se sobre esse papel da efetivação do direito, da produção jurídica e da própria eficácia do direito”.

Primeiro palestrante do dia, o professor José Ribas Vieira abriu sua fala chamando a atenção para a importância da provocação da sociedade: “O Poder Judiciário pode, através das suas decisões, atuar, provocar a sociedade e, quando isso acontece, estamos aperfeiçoando a Constituição. E é nesse contexto das teorias dialógicas, que está o tema de hoje”.

Em seguida, foi a vez da professora Margarida Lacombe destacar os pontos positivos e negativos propostos pelo tema: “Por um lado, o casamento homoafetivo pode ser um avanço, buscando–se o encontro com a sociedade e com os setores que vêm defendendo o pleno reconhecimento das relações homoafetivas, sem qualquer discriminação. Mas isso também poderia provocar o retrocesso de uma situação que está caminhando a passos largos para o afastamento de qualquer discriminação que pudéssemos ter nessa sociedade em relação às uniões homoafetivas.”

A primeira reunião do Fórum Permanente de Sociologia Jurídica aconteceu no Auditório Nelson Ribeiro Alves.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS