Fórum Permanente de Direitos Humanos realiza 71ª reunião


clique nas imagens para ampliar

“O Papel dos Juízes na Garantia dos Direitos Fundamentais em Tempos de Crise Política e Econômica” foi o tema da 71ª reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos, que aconteceu no último dia 2 de setembro, no auditório Paulo Roberto Leite Ventura. O evento contou com a abertura do diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e do presidente do Fórum, desembargador Sérgio de Souza Verani. Os palestrantes do dia foram os professores titulares de Filosofia do Direito da Universidade de Barcelona, Antonio Gimenez Merino e Jose Luis Gordillo Ferre. Como debatedor, foi convidado o professor Juarez Estevam Xavier Tavares.

Ao dar início ao encontro, o desembargador Caetano da Fonseca destacou a relevância da discussão: “O tema é desafiador, pois sabemos que os juízes, para garantir os direitos fundamentais, principalmente os direitos sociais, precisam que haja uma situação econômica, social e política confortável, para que desse modo possamos exigir que os outros poderes venham a cumprir determinadas obrigações constitucionais, principalmente em relação a direitos sociais.”, afirma o diretor.

Em seguida, o professor Antonio Merino começou sua palestra e traçou um comparativo entre as crises no Brasil e na Espanha. “Parece que a corrupção é o problema mais grave, mas o problema principal é o sistema econômico que a produz.”, argumenta. “Estamos em um período não de excepcionalidade, mas diante de um novo “nomos”, um novo poder constituinte.”, completa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS