EMERJ realiza seminário “A Mulher, a Mídia e o Poder no Brasil: Um Olhar Compartilhado”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e o Fórum de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário da EMERJ reuniram-se para promover o seminário “A Mulher, a Mídia e o Poder no Brasil: Um Olhar Compartilhado”. O encontro aconteceu no dia 04 de novembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e teve a apresentação de abertura do presidente do Fórum de Direito a Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, desembargador Fernando Foch, da presidente do Fórum de Violência Doméstica, Familiar e Gênero, juíza Adriana Ramos de Mello, e do presidente da Comissão Mista de Comunicação Institucional do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Durante a apresentação do seminário, o desembargador Fernando Foch ressaltou: “Os dois Fóruns e a COMCI tratam de temas de extrema atualidade e interesse social e são emblemáticos de uma nova preocupação do Poder Judiciário, que é a de sair dos temas extremamente jurídicos, rompendo essa limitação, o que é bastante salutar.” E completou: “O Direito incide na vida e é sobre essa perspectiva que nós temos que aplicar a Lei”.

Em seguida, a juíza Adriana Ramos de Mello citou a importância da Convenção de Belém do Pará, que estabelece que a mulher tem direito a uma vida livre de violência, de discriminação e o direito de ser valorizada e educada livre de padrões estereotipados de comportamentos e práticas socioculturais baseadas em conceitos de inferioridade e de subordinação.

Presidente da Comissão Mista de Comunicação Institucional do TJRJ e coordenador da Mesa, o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho destacou: “É muito importante que esses dois Fóruns estejam se reunindo para tratar de um tema como esse, “A mulher, a mídia e o Poder no Brasil: Um olhar Compartilhado”. O olhar compartilhado talvez consiga dizer tanto quanto a mulher, o poder e a mídia e é disso que nós estamos tratando aqui, da efetividade e possibilidade de transformações”.

A palestra “A Propaganda Publicitária e a Mulher: Quais são os Limites Éticos?” foi coordenado pelo desembargador Fernando Foch com a participação da especialista em Comunicação para Transformação, Nádia Rebouças. O seminário foi encerrado com a discussão “A Mídia e as Mulheres no Poder: As Diferenças como Desigualdades”, pela diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão – Mídias e Direitos, Jacira Vieira.

Ao término do seminário, que reuniu a 23ª reunião do Fórum de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e a 16ª reunião do Fórum de Direito à Informação, o público presente pode tirar dúvidas com os integrantes do encontro.



PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS