Homenagem


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoveu, no dia 08 de junho, o seminário “A Mulher e o Poder Judiciário Brasileiro: Uma Homenagem à Desembargadora Áurea Pimentel Pereira”.

Compuseram a mesa de abertura do evento, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, os desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da EMERJ; Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ, a homenageada Desembargadora Áurea Pimentel e as palestrantes Patricia Ribeiro Serra Vieira e a juíza Adriana Ramos de Mello.

O desembargador Caetano abriu o encontro ressaltando a amizade, e o carinho sempre demonstrado pela desembargadora Áurea, e principalmente sua dedicação à Justiça Brasileira. E enfatizou “O verdadeiro amigo é aquele que pega na mão e toca o coração”.
Convidado a realizar a saudação à homenageada, o desembargador Sergio Cavalieri Filho assinalou: “É uma honra, um privilégio dirigir palavras à desembargadora Áurea. Agradeço por este privilégio, maior honraria de minha vida pública”, e finalizou “grande jurista, magistrada, autora e, sobretudo uma grande mulher”.

Ao finalizar o encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho declarou “O que vimos aqui hoje, nessa manhã luminosa, é o retrato do sentimento, da admiração, do carinho e, sobretudo da moral da ética e honradez da desembargadora Áurea”.
Na ocasião, os inúmeros convidados puderam participar da solenidade de inauguração do retrato da desembargadora Áurea Pimentel, na Galeria das Professoras Eméritas da Escola e do seu aniversário.

Trajetória Jurídica

         A desembargadora Áurea Pimentel é aposentada do TJRJ, vice-presidente do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça na EMERJ, conferencista e autora de inúmeros livros e artigos sobre Direito Constitucional e de Família.

 


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS