EMERJ promove Encontro sobre Práticas Restaurativas


clique nas imagens para ampliar

“Resolução 225/2016 do CNJ: Os Impactos e Desafios de uma Nova Ordem” foi o tema da 29ª Reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação, que ocorreu no último dia 06 de julho, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento foi presidido pelo desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto. As palestrantes convidadas foram a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/RJ, Célia Passos e a procuradora de Justiça e especialista em mediação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Anna Maria Di Masi.

O objetivo do encontro foi debater a Resolução 225/2016 do CNJ, que foi aprovada no dia 31 de maio, e que trata da política criminal da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário.

Célia Passos define a Justiça Restaurativa como “arte de convivência, mesmo que sobrevenha de fatos delituosos ou de violência, tenho o direito de decidir por qual meio vou acessar a Justiça; eu posso escolher uma via ou outra”.

“As práticas restaurativas terão como foco a satisfação das necessidades de todos os envolvidos, a responsabilidade ativa daqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o fato danoso, incluindo o poder público, e o empoderamento da comunidade”, explicou a procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi.

Após o encerramento do encontro, os participantes da mesa de abertura realizaram um intenso debate com o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS