EMERJ discute “O Novo CPC e os Meios Alternativos de Soluções de Conflitos”


clique nas imagens para ampliar

Presidido pelo desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, o Fórum Permanente de Direito Empresarial realizou no último dia 30 de março, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, a sua 93ª reunião, sob o tema: “O Novo CPC e os Meios Alternativos de Soluções de Conflitos”. O evento contou com a palestra da doutora Ana Tereza Palhares Basílio, do advogado Luiz Felizardo Barroso, e teve como debatedor o advogado Pedro Batista Martins.

A doutora Ana Basílio, diretora de Mediação e Arbitragem do Instituto dos Advogados Brasileiros, no início do seu discurso, enfatizou as principais mudanças e adequações do Novo Código Processual Civil e a questão da sua constitucionalização: O novo Código de Processo Civil, em sua essência, dentre outras alterações, traz para o Processo Civil maior detalhamento sobre regras constitucionais que constituem os direitos fundamentais”.

O debatedor Pedro Batista, coautor da Lei da Arbitragem, destacou em sua explanação a importância das resoluções de conflitos por meio da mediação e da conciliação. “A intenção do legislador é muito clara: ele quer que todos nós, cidadãos, batamos à porta do Judiciário, quando for impossível chegar ao denominador comum com a outra parte”.

Ao final, o desembargador Esteves Torres convidou o público para os próximos encontros que ocorrerão nos próximos dias 13 e 14 de abril. Em seguida agradeceu aos presentes e encerrou o evento.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS