EMERJ discute Gênero e Diversidade nas Escolas


clique nas imagens para ampliar

No dia 20 de maio, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, aconteceu mais uma reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, com o tema: “Questões do Gênero e a Diversidade nas Escolas – Inclusão”. O Fórum foi presidido pela desembargadora Ivone Ferreira Caetano. Na parte da manhã, palestraram o vereador Denilson Ambrósio Soares, presidente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS); a antropóloga Maria Luiza Heilborn, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a diretora Judy Galper e a psicóloga Claudia Travassos, ambas do Colégio EDEM.

A presidente do Fórum abriu o evento falando do silêncio prolongado que havia na sociedade em relação ao tema: “Era uma questão que se recusava falar”.

O vereador Denílson Ambrósio Soares discorreu sobre a criação da Lei Municipal 4.456/16, que veda a distribuição, exposição e divulgação de material didático contendo orientações sobre a diversidade sexual nos estabelecimentos de ensino da rede pública de Nova Iguaçu.

A antropóloga Maria Luiza Heilborn discordou do parlamentar em quase todos os pontos. Ela explicou a funcionalidade do “Kit-gay”, como ficou mais conhecido o material que seria distribuído às escolas, e disse que este é destinado aos professores. No entanto, alguns seguimentos da sociedade distorceram as informações, pois ele visava ao combate de outros tipos de violências e preconceitos além da homofobia.

A diretora Judy Galper e a psicóloga Claudia Travassos explanaram sobre o currículo do Colégio EDEM, considerado por elas escola alternativa, em razão do respeito das ações de diversidade desenvolvidas.

Na parte da tarde palestraram a professora Maria Cristina Milanez Werner, psicóloga, terapeuta de casal e família, terapeuta e educadora sexual, o professor Rodrigo Gomes da Mata, e a Jornalista e antropóloga Rosiane Rodrigues.

Ao fim do encontro, aconteceu um intenso debate entre o público presente e os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS