EMERJ debate “Roma e o Direito - III”


clique nas imagens para ampliar

A 12ª reunião do Fórum Permanente de História do Direito aconteceu no último dia 21 de maio, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. Com o tema “Roma e o Direito – III”, o evento recebeu os seguintes palestrantes, professores doutores Anne-Florence Baroni e Deivid Valério Gaia. E como debatedor, foi convidado o juiz Carlos Gustavo Vianna Direito.

A primeira palestra do dia foi da pesquisadora e doutora pela Universidade de Paris – La Sorbonne, Anne-Florence Baroni, que abordou o tema “As magistraturas da Confederação Cirteana”. Em seguida, o professor Deivid Valério Gaia falou sobre “Entre a lei e o costume na Roma tardo-republicana e o imperial: os poderes públicos e a resolução de crises financeiras”.

Em sua palestra, o professor Deivid Gaia explicou: “Um dos maiores problemas financeiros envolvendo a lei e o costume em Roma se deu durante o período chamado Guerra Social ou Guerra dos Aliados. Este problema é o mais bem documentado na História Romana. A guerra teve como resultado o recrudescimento de leis sobre as dívidas e o controle total dos juros”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS