EMERJ debate “A Recepção de Tratados e Convenções Internacionais e sua Aplicação Interna no Direito Brasileiro”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça se reuniu, no último dia 22 de setembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, para debater o tema “A Recepção de Tratados e Convenções Internacionais e sua Aplicação Interna no Direito Brasileiro”. O evento foi aberto pelo desembargador Elmo Arueira, e palestra, ministrada pelo professor Antonio Celso Alves Pereira. Também estiveram presentes a desembargadora Áurea Pimentel e o desembargador Sérgio Túlio Santos Vieira.

Ao dar início ao encontro, o desembargador Elmo Arueira ressaltou: “Parece que seria um assunto só jurídico, mas não é. Porque, na verdade, para falarmos sobre este tema, vamos procurar subsídios na Ciência Política e conhecer a atualidade do mundo nas suas relações internacionais, à que estamos todos presos. E esse entendimento é fundamental porque, não podemos nos isolar do mundo e adotarmos uma filosofia nacionalista, indiferente ao que ocorre em todo mundo”. E completou: “Em razão disso, o país (nação) é obrigado a participar de convenções internacionais que buscam trazer um pouco de harmonia em torno de termos essenciais à sobrevivência humana”.

Em seguida, o professor Antonio Celso Alves Pereira em sua palestra falou sobre condição de validade dos tratados e, consequentemente, sobre a questão do consentimento do objeto lícito e possível. “Obviamente, o tratado não pode ter um objeto que não seja lícito, como os contratos também. O tratado tem que ser um ato jurídico perfeito, dentro da legalidade dos atos jurídicos. E também não pode atingir interesses de terceiros estados”, afirmou o palestrante.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS