EMERJ debate “A Nova Fundamentação das Decisões Judiciais”


clique nas imagens para ampliar

A 79ª reunião do Fórum Permanente de Especialização e Atualização do Direito e do Processo Civil aconteceu no último dia 23 de setembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento abordou “A Nova Fundamentação das Decisões Judiciais”, e foi aberto pelo desembargador Luiz Felipe Haddad. O palestrante do dia foi o advogado Alexandre Flexa.

Ao dar início ao encontro, o advogado Alexandre Flexa abordou o panorama das novas fundamentações das decisões judiciais: “Na década de 90, o magistrado não era obrigado a apreciar todos os argumentos, se os já apreciados fossem capazes de infirmar a tese do autor. Só que, ao longo do tempo, essa jurisprudência foi perdendo alguns acessórios. Dessa forma, hoje foi reduzida, o magistrado não é obrigado a analisar todos os argumentos suscitados pelas partes. Isso é verdadeiro para alguns casos, e equivocado para outros”.

Ao fim da palestra, o palestrante falou sobre a questão dos enunciados. Em seguida, ocorreu intenso debate entre o público presente e os componentes da mesa de abertura do evento.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS