EMERJ debate “A Legislação Brasileira e o Direito Marítimo”


clique nas imagens para ampliar

A 91ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial aconteceu no dia 27 de novembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Com o tema “A Legislação Brasileira e o Direito Marítimo”, o evento foi presidido pelo desembargador Antonio Carlos Esteves Torres. Os palestrantes do dia foram o advogado Artur Raimundo Carbone e o professor Luis Felipe Galante. Para debater o tema, foi convidado o juiz Fernando Cesar Ferreira Viana.

Ao dar início ao encontro, o advogado Artur Raimundo Carbone ressaltou: “Falar do Direito Marítimo é quase remontar a história do próprio Direito. Ele é produto de uma longa elaboração e evolução através do tempo. E o Instituto da Avaria Grossa, componente desse corpo do Direito, é o mais complexo que temos no Direito Marítimo, e por isso mesmo, é o mais fascinante”.

Ao dar continuidade ao tema, o professor Luis Felipe Galante destacou: “Há uma enorme volatilidade e mobilidade dos patrimônios marítimos, especialmente navios e cargas, que reduzem a garantia natural dos credores. Os navios estão sujeitos a muitos riscos. Portanto, é uma garantia volátil. E isso determina o surgimento de dois princípios fundamentais: o do risco e o da garantia”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS