EMERJ debate a Guarda Compartilhada


clique nas imagens para ampliar

Com o tema central “Guarda Compartilhada”, o Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica realizou a sua primeira reunião do ano de 2015, no dia 09 de março, no auditório Antônio Carlos Amorim. Na ocasião, a presidente do Fórum, desembargadora Ivone Ferreira Caetano, e o diretor–geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, receberam para o encontro profissionais da área que debateram o assunto proposto. Também esteve presente ao evento o presidente da AMAERJ, juiz Rossidélio Fonte.

Ao abrir a reunião, a desembargadora Ivone Caetano fez uma breve reflexão sobre a guarda compartilhada: “Eu gostaria que todos refletissem sobre as várias implicações que essa nova interferência indevida do poder público no poder familiar vai trazer. As implicações são imensas e os prejuízos para a criança podem ser gravíssimos”.

Em seu pronunciamento, o diretor–geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto, ressaltou a alegria de ver o auditório da Escola lotado: “A EMERJ fica enaltecida com a presença de vocês, para discutir matérias novas e relevantes”.


A primeira palestra do dia foi sobre a “Qualidade do Relacionamento Parental Pós–Separação e Guarda Compartilhada: Desafio a Ser Conquistado”, proferida pela psicóloga e presidente do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho, Maria Cristina Werner; em seguida, o professor e psiquiatra infantil Jairo Werner falou sobre “Repercussões Psicossociais da Guarda Compartilhada e da Guarda Alternada”, e a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo finalizou o período da manhã com o tema “Guarda Compartilhada: Crítica à Conscientização por Ordem Legal”.


À tarde, a advogada e psicóloga Alexandra Ullman discorreu sobre “A Nova Lei da Guarda Compartilhada: Questões Polêmicas”, e a professora Mirian Paura S. Zippin Grispun finalizou o encontro com a palestra “A Educação na Guarda Compartilhada”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS