Revista do Curso de Especialização
em Gênero e Direito

N. 1 - 2017

 

SUMÁRIO

Amanda da Motta - Evolução da mulher brasileira no mercado de trabalho: especificidade na advocacia.

Ana Lucia Telles Fonseca - Mulheres (in)visíveis: a cronologia da enfermagem moderna sob a perspectiva de gênero.

Andréa Ramos de Mello - Ecofeminismo: justiça ambiental sobre uma perspectiva de gênero.

Anelise Roque do Nascimento Silva - Assédio e violência no transporte público e o vagão feminino: análise da política pública de segregação sob uma perspectiva de gênero.

Barbara Gaeta Dornellas de Lima - As consequências da desigualdade de gênero que impactam a ascenção da mulher no mercado de trabalho: uma afronta ao princípio da igualdade.

Carlos Henrique Jenné Júnior - Equipamento tático diferenciado como ampliador do trabalho policial feminino.

Daniele Marques Amorim - A aplicabilidade da Lei n. 11.340/06 às mulheres trans.

Fernanda de Castro Faria Graça Melo - Violência sexual no contexto das relações íntimas de afeto: a invisibilidade do estupro no casamento.

Flávia Brasil Barbosa do Nascimento - A proteção integral às mulheres em situação de violência doméstica: as medidas protetivas de urgência que obrigam o agressor na Lei n. 11.340/06 e sua eficácia.

Gabriela Von Beauvais da Silva - A incorporação da mulher à polícia civil do Estado do Rio de Janeiro: um estudo a partir de uma perspectiva feminista.

Ivone Ferreira Caetano - O feminismo brasileiro: uma análise a partir das três ondas do movimento feminista e a perspectiva da interseccionalidade.

Katerine Jatahy Kitsos Nygaard - A influência do patriarcado nas decisões judiciais.

Lorene Barbosa Louvem - Presidenta, substantivo feminino: uma breve reconstrução historica das mulheres na política.

Luiza Gomes Carneiro - A importância do debate sobre gênero nas escolas: uma medida para assegurar uma consciência coletiva e o respeito às individualidades relacionadas à construção da identidade.

Mariana Louback Lopes - Glamourosas: funk, feminismo e direito.

Nayra Gomes Mendes - Os argumentos da acusação e da defesa no plenário do Tribunal do Júri e a mulher como vítima no crime de feminicídio.

Orlinda Claudia Rosa de Moraes - A violência silenciosa: percepções femininas sobre o assédio na polícia militar do Rio de Janeiro.

Renata Lemos Coloneze - A cegueira de gênero na rede de atendimento às mulheres em situção de violência no município de Duque de Caxia, RJ: história, feminismo e construção de políticas públicas.

Renato Gonzalez de Medeiros Júnior - Pornografia de vingança: práticas virtuais e suas reais consequências.

Sandra Maria Pinheiro Ornellas - Lei e honra na construção simbólica da masculinidade: uma reflexão sobre o feminicídio.

Sonia da Silva Oliveira Klausing - A reprudução do machismo nos Tribunais: não aplicação da tutela jurisdicional por preconceito de gênero.