V FONAMEC - Revista do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação

A presente obra é resultado das reflexões e da experiência dos autores no planejamento e execução de uma política nacional de resolução consensual dos conflitos de uma sociedade hipercomplexa que aportam continuamente nos tribunais brasileiros.

Os temas estudados expõem novas abordagens às modalidades de tratamento preventivo e resolutivo de disputas, como a mediação e a conciliação, institutos em que a participação dos interessados os tornam opções preferenciais, legítimas e democráticas, conferindo-lhes a efetividade que se espera de todos as formas de resolução de conflitos.

O conjunto normativo integrado pela Resolução n. 125/10 do CNJ, pela Lei de Mediação e pelo no Código de Processo Civil, resultado da evolução social e amadurecimento institucional das últimas décadas, conforma uma nova ideologia que privilegia a dignidade da pessoa humana como o aspecto central dos institutos voltados à solução dos conflitos intersubjetivos, e acadêmicos e profissionais do direito e das demais ciências sociais encontram o desafio de extrair suas melhores potencialidades para torna-las efetivas em favor da sociedade.

A I edição da Revista Eletrônica de Mediação do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação cumpre assim duplo objetivo: apresentar ao público em geral as impressões iniciais neste primeiro ano de vigência normativa dos principais institutos da consensualidade e suscitar o debate especializado dentre aqueles que se dedicam a estudar os fenômenos jurídicos e sociais a partir de uma política destinada a ampliar o significado de acesso à justiça.