Cursos de Especialização nas Áreas do Direito Pós-Graduação Lato Sensu


Revista do Curso de Especialização
em Direito Ambiental da EMERJ

N. 1 - 2017

 

SUMÁRIO

Acyr Xavier Moreira - Investidores institucionais e danos ambientais causados pelas empresas participadas - política de engajamento e resposabilização.

Admara Schneider - Ocupação de área de preservação permanente por comunidade especialmente protegido.

Altair José Zandoná - Antropoceno: a atividade humana marcando época geológica?

Ana Rachel Mueller Moreira Dias - Responsabilidade ambiental corporativa: desafios e influência no desenvolvimento da sociedade.

Andrea Cristiane Sales Moreira - Sustentabilidade na administração pública à luz da resolução n. 201 do Conselho Nacional de Justiça.

Andreia Ferreira dos Santos - Atos de Crueldade Para Com Animais Não Humanos: Violação dos Direitos Difusos ou Individuais.

Bernardo Cesar de Souza - Críticas à política de criação de reservas particulares de patrimônio natural no Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Alexandre Machado Melman - A inaplicabilidade dos princípios do direito ambiental nas questões que envolvem gestão sanitária.

Carlos Eduardo Barreto Portella de Vasconcellos - Responsabilidade civil por danos ambientais, a teoria do risco e sua aplicação.

Cecilia Pinto Homsy Pacheco - A extensão dos efeitos da adoção em medidas mitigadoras relacionadas à melhoria das condições da gestão dos resíduos sólidos urbanos nas áreas de transbordo no município do Rio de Janeiro.

Daniel Carvalho Alves - Licenciamento ambiental, aspectos e relevância de sua elaboração.

Fernando Lúcio Esteves de Magalhães - A função socioambiental da propriedade privada urbana sob a ótica do direito civil-constitucional.

Georgia Penna de Araujo - Predomínio do interesse privado no caso das áreas de preservação permanente de faixas marginais de rios e reservatórios artificiais segundo a ótica da nova lei florestal brasileira (Lei n. 12.651/2012).

Giselle Maria Custódio Cardoso - O direito dos animais como mecanismo garantidor da equidade intergeracional.

Guilherme Teixeira Araujo - Conflito entre o direito de propriedade e o direito ao meio ambiente equilibrado.

Janderson Sales Peixoto - A responsabilidade civil do Estado nos danos ambientais causados por omissão.

Jorge Rodrigues Jacob - Os aspectos punitivos previstos na Lei de crimes ambientais.

Marco Antonio Bastos - Fauna doméstica: a importância da criação em ambiente doméstico na conservação das espécies da fauna brasileira para presente e futuras gerações.

Marcus Alonso Ribeiro Neves - Licenciamento ambiental municipal e a questão da definição das tipologias de impacto local pelos conselhos estaduais de meio ambiente.

Mariana Guimarães Lima - Pagamento por serviços ambientais e sua (in)adequação como instrumento econômico na conservação do meio ambiente.

Thais Nogueira Lopes - Tombamento como instrumento de proteção ambiental e a questão da indenização do proprietário.

Yuri Leite Silva Sing Toledo - Compensação ambiental no Estado do Rio de Janeiro: análise de aspectos da ação civil pública 0004121-47.2013.8.19.0055.