Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 82-104, Jan.-Abr. 2023 90 N o caso dos acolhidos, a efetivação da escolarização passa não apenas pela adesão aos projetos políticos pedagógicos, mas pela interface estabelecida entre instituição de ensino e de acolhimen- to – o que , muitas vezes, implica na diferença entre a permanên- cia ou a evasão (da escola e do abrigo) desses jovens. IV. O papel da inclusão escolar na socialização das adolescentes do DANDARA Diante desse quadro, tomaremos alguns exemplos para re- fletir a associação estabelecida entre inclusão escolar e socializa- ção. Optamos por retratar alguns casos emblemáticos originários do Dandara – instituição pública da região metropolitana do Rio de Janeiro que acolhe adolescentes do gênero feminino em situ- ação de vulnerabilidade social – que traduzem tanto o sucesso quanto o malogro do processo de socialização a partir da inclu- são escolar. No decorrer das narrativas, os nomes foram modifi- cados para preservação das identidades das retratadas. Reportaremos, assim, as trajetórias emblemáticas de Gló- ria C., Manu E., Gabrielle S. e Thaylane C., cuja inclusão escolar acarretou na sua inclusão social. Glória C. chegou ao Dandara com a idade de 12 anos, em situação precária, após uma busca e apreensão que a retirou de sua família biológica. A negligência com que era tratada e a falta de informação da família – que não sabia como lidar com o qua- dro de encefalopatia da menina – levaram-na a desenvolver um quadro severo, no qual não conseguia deambular, falar, ou reali- zar qualquer atividade da vida diária autonomamente. Vivendo sob a companhia de uma genitora dependente química e um avô idoso, a menina comportava-se fisiologicamente como um bebê. Ao longo do acolhimento, foi aos poucos conquistando suas funções corporais – aprendeu a andar, controlar os esfíncte- res, comer e higienizar-se sozinha –, porém a falta de estimulação precoce cobrou seu preço na operacionalização da área cogniti- va. De fato, embora respondesse a comandos simples, não con- seguia se expressar adequadamente pela fala, balbuciando umas
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