Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 82-104, Jan.-Abr. 2023  87 um dos suportes para a qualificação e inserção do sujeito no mercado de trabalho e, por conseguinte, para o reconhecimento de seus direitos. III. O projeto educacional e a inclusão escolar Seguindo as prerrogativas socialmente instituídas, os abri- gos se organizam no sentido de oferecer aos seus acolhidos aces- so à educação básica e ocupações variadas – desde desportos e atividades culturais, a cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho (via Jovem Aprendiz ou empreendedoris- mo). Tal diretriz os obriga a direcionar seus usuários à rede mais próxima quando não possuem estrutura interna para disponi- bilizar tais opções, cabendo às escolas receber essa demanda e responder aos princípios de igualdade e universalidade previs- tos constitucionalmente (BRASIL, 1988; BRASIL, 2009b; BRASIL, 2011; BRASIL, 2012). No entanto, embora haja certo empenho para a facilitação do acesso à educação, a manutenção dos acolhidos na rede exige uma delicadeza que muitas vezes o sistema não oferece. Múltiplos são os problemas a serem enfrentados: desde dificuldades econômicas vivenciadas, diferenças culturais que atravessam sua realidade, histórico de violência e/ou negligên- cia, até a não valorização da educação no meio em que habitam. Essas circunstâncias fazem com que esses estudantes, perceben- do-se alheios à dinâmica do ensino implementada, acabem por se afastar, incrementando os índices de repetência e evasão, sem que suas particularidades sejam incorporadas nas estatísticas. Nesses casos, a perscrutação de medidas que possam melhor atendê-los são prejudicadas. De fato, não é incomum para aqueles que passam parte de suas vidas em situações de acolhimento institucional que suas performances sejam diluídas no contexto genérico do fracasso es- colar (encampando estatísticas de abandono, evasão e repetên- cia), semque se discriminem as causas para seu baixo rendimento ou sejam apontadas soluções para tal ocorrência. Frequentemen-

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