Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 82-104, Jan.-Abr. 2023  82 A Inclusão Social no Acolhimento Institucional: O Papel da Educação e da Inclusão Escolar. Um Estudo com as Adolescentes do Espaço Dandara Cristina Reis Maia Mestre em Estudos Literários pela Faculdade de For- mação de Professores/ UERJ (2019) e Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense (1997). Especialista em Estudos Literários. Graduação em Serviço Social, Psicologia, Letras e Pedagogia. Atua como Analista Judiciário na área Sociojurídica. I. Introdução: Este trabalho busca refletir como a educação – e, mais parti- cularmente, a inclusão escolar – influencia na inclusão social dos adolescentes em acolhimento institucional. Considerando a enormidade e complexidade do tema, o re- corte efetuado focará especificamente em adolescentes do gênero feminino abrigadas junto a uma mesma instituição, o Espaço de Reinserção Familiar Dandara. A escolha dessa instituição se deu em razão de sua localização – o município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro – e de sua função social – enquanto estabelecimento público vinculado à prefeitura e volta- do para a proteção juvenil ante situações de risco iminente. Tais

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