Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 198-215, Jan.-Abr. 2023 204 Essa coordenação é denominada como a “mão invisível do mercado”. Importante ressaltar que a “mão invisível do mercado” somente atua quando as informações são simétricas, isto é, são ordenadas, bem distribuídas e relativamente unifor- mes no seio das sociedades. Em outras palavras, a classe média de uma sociedade é construída com base em simetria das in- formações, cuja resultante é a ordem vigente, a qualidade das relações econômicas. É o que acontece em sociedades mais igualitárias (Europa Ocidental, países nórdicos, Japão, Austrália, Nova Zelândia etc.). É a ordem (e qualidade) em benefício da sociedade. Dispensado dizer que a construção da ordem vigente consumiu muita ener- gia útil e sofrimento. Também é fato que, como determinado pela propriedade da entropia, manter a ordem em qualquer ambiente requer o dis- pêndio constante de energia. Toda ordem estabelecida é instável, permanentemente ameaçada de ser destruída. Toda ordem esta- belecida carece de reconstrução permanente. Essa instabilidade 10 da ordem está presente em todas as democracias conhecidas. Do mesmo modo que a existência de ordem (informações simétricas) explica o poder regulador do mercado (condições para transações justas), a carência de simetria de informações explica a sua deterioração. É o baixo grau de ordem da maioria das sociedades, incluindo países da América Latina e África, o que aumenta a desigualdade social. Mais uma vez, é a desordem causando danos e sofrimento à sociedade. c) Informação e conhecimento A informação nada mais é que a ordem física dos seus ele- mentos constituintes (bits). A informação não é tangível, não é um sólido nem um líquido. A informação não tem corpo, mas é fisicamente incorporada em objetos. A informação não é uma coisa em si, mas o arranjo físico de todas as coisas construídas pelo homem ou pela própria natureza. Informação, nesse caso, 10 Fato descrito no livro “Como as Democracias Morrem”, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt .
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