Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 198-215, Jan.-Abr. 2023  203 O Corolla novo custa R$ 150.000,00 e pesa cerca de 1.400kg. Fazendo as contas, concluímos que o valor específico de merca- do do Corolla novo é R$ 150.000/1400kg, o que dá aproximada- mente R$ 107/kg. Já o Corolla sinistrado será vendido pelo valor de sucata e terá valor de mercado aproximado de R$ 5/kg (cerca de vinte vezes menos). O que explica tanta diferença de valor? Simples: o Corolla novo tem grande ordem física (informação) de todos os seus elementos construtivos. Dispensado afirmar que isso consumiu grande quantidade de energia útil dos seus fabricantes. Já o Co- rolla sinistrado apresenta enorme desarranjo físico, uma vez que toda ou quase toda a ordem física original foi destruída. Notável é que a quantidade de matéria de um e outro são praticamente iguais. Aúnica diferenciação se dá no arranjo físico dos átomos, ou seja, na ordem física dos seus elementos. O mercado 8 soluciona essa questão ao atribuir valor de acordo com o grau da qualidade, informação e ordem física exis- tentes em ambas as situações, do que decorre a enorme diferença de valor entre um Corolla original e um Corolla sinistrado. É fácil perceber que, no Corolla novo, foi necessário incor- porar grandes quantidades de conhecimento, know-how e capi- tal, o que consumiu energia útil. Sua configuração 9 é plenamente específica e ordenada, sem grandes variedades, tudo dentro de uma especificação conhecida (todos os Corollas novos de deter- minado modelo são “iguais”). A relação entre ordem e qualidade pode ser vista também na economia. Friedrich Hayek percebeu que, em um sistema no qual a informação é bem difundida entre muitas pessoas (socie- dade ordenada), os preços podem atuar para coordenar as ações separadas de muitas pessoas, por vezes milhões ou mesmo bi- lhões. Observar que a informação atua como fator organizador da sociedade, imprimindo-lhe algum grau de ordem. 8 Mercado: “lugar teórico onde se processam a oferta e a procura de determinado produto ou serviço”. 9 Arranjo dos seus elementos constituintes.

RkJQdWJsaXNoZXIy NTgyODMz