Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 130-146, Jan.-Abr. 2023 135 E é nesse sentido que Gorz (2003) afirma ser o trabalho uma invenção da modernidade. Mas, ao mesmo tempo em que o homem moderno constituiu o trabalho, o trabalho também o constituiu, uma vez que alterou todo o seu modo de funciona- mento. A revolução industrial não apenas modernizou as formas produtivas, industrializou também a civilização. Chegando ao século XX, podemos observar esse modo como a modernidade industrializou a civilização numa bela caricatura da sociedade contemporânea ilustrada por uma cena de Charlie Chaplin no filme “Tempos Modernos”. Nesse filme, Chaplin elabora uma forte crítica social à nova configuração do trabalho durante a revolução industrial, assim como os males gerados como subprodutos, tais quais o desem- prego e a marginalização daquilo que foge ao trabalho. Em uma cena específica, logo no início, o personagem Carlitos – também chamado de “vagabundo” – apertava parafusos na esteira de montagem de uma fábrica tradicional e, em determinado mo- mento, ao sair da esteira, acometido de um “esgotamento ner- voso”, continua repetindo mecânica e involuntariamente o mes- mo movimento de forma bastante cômica. De certa forma, nós também tendemos a esse tipo de inércia. Assim como ocorreu com Carlitos, o ritmo das esteiras de montagem passou também a ritmar a própria vida, e tudo aquilo que desacelera é quase in- variavelmente desmoralizado. II - O REFINAMENTO DA PRÁTICA SOB UMA PERSPECTI- VA FOUCAULTIANA Até aqui, apontamos que uma das principais diferenças entre a sociedade ateniense – que tomamos como exemplo – e a sociedade contemporânea hegemônica – que nos foi legada pela revolução industrial – é que aquela compreendia a importância do ócio e essa outra não, pois o condenava. Não obstante, vale a pena deter-se um pouco mais sobre essa diferença. É necessário compreender o que está por trás dessa mudança. E começaremos isso apontando uma semelhança entre essas duas culturas.
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