Revista da EMERJ - V.25 - n.1 - Janeiro/Abril - 2023

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 82-104, Jan.-Abr. 2023  99 acolhidos ou (quando não efetivada) contribuir para marginali- zá-los, arremessando-os para fora do sistema.  Finalmente, importa dizer que, embora a inserção nas es- colas seja um direito previsto por lei, a inclusão escolar não se realiza sozinha. Durante todo o processo educacional acontecem idealizações e identificações (positivas e/ou negativas) entre o corpo técnico da escola e os alunos, que podem influir na conse- cução da inclusão dos estudantes. No caso das adolescentes aco- lhidas, a expectativa acerca do que se espera delas e a reprodução das representações instituídas assumem uma grande proporção. No entanto, quando as identificações são positivas, a chance de sucesso da inclusão é maior. Os exemplos aqui expostos refletem como a inclusão es- colar de adolescentes abrigadas pode ocorrer de maneira dife- renciada, mesmo considerando toda a articulação desenvolvida pela instituição de acolhimento. Ressalte-se que a permanência e o desempenho na escola formalizam os meios pelos quais essas adolescentes podem se instrumentalizar e se potencializar para virem a se posicionar de forma autônoma e independente, supe- rando os preconceitos e estereótipos vivenciados, e assumirem o protagonismo de suas próprias vidas. Ou seja, a efetivação da inclusão escolar abre espaço e permeia a inclusão social. Entretanto, esse movimento não se dá espontaneamente; ao contrário, precisa de empenho e dedicação, porque, mesmo sob a égide da inclusão, o preconceito naturalizado incorpora elemen- tos de marginalização e segregação, alimentando seu potencial reativo (CROCHÍK, 2011). Isso é muito comum nas instituições escolares e deve ser cuidadosamente problematizado em seus projetos político-pedagógicos, para que a proposta de inclusão social seja realmente efetivada. V. Conclusão Por tudo isso, é inevitável que a inclusão social tão ardu- amente buscada no acolhimento institucional seja intimamente associada à inclusão escolar. Seu processo de implementação não

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