Revista da EMERJ - V. 24 - n.3 - Maio/Agosto - 2022

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 74-100, Set.-Dez. 2022  83 De fato, a desinformação pode não estar atrelada necessa- riamente a um grau de instrução, mas, cá entre nós, juízos críti- cos só são capazes de ser desenvolvidos com educação. É con- dição basilar, aliás. E embora a dúvida pelo método (fórmula imbatível para busca das verdades) possa muitas vezes acabar perdendo espaço para paixões políticas, num cenário em que até a personalização de notícias verdadeiras sobre temas específicos está fazendo diferença, a educação mostra-se como o único ca- minho possível para começarmos a resolver o problema que nós mesmos, enquanto sociedade omissa, geramos. Quanto aos problemas da formação de bolhas em redes sociais, não há soluções categóricas, mas apenas atenuantes. Sabemos que são agravadas diante dos serviços personali- zados, prestados pelas plataformas, de disponibilização aos respectivos usuários de conteúdos condizentes com suas pró- prias convicções ideológicas. Diante da identificação de que a prática estaria provocando mudanças no comportamento dos usuários em direção a maior polarização e extremismo, aventa-se, por isso, impor às plata- formas a obrigatoriedade de dar transparência em relação aos critérios de seleção e disponibilização dos seus conteúdos. Transparência, em um Estado que se diz democrático, é palavra de ordem. Talvez a medida não resolva propriamente o problema da polarização, uma vez que isso mais decorre dos problemas políticos e sociais nos quais a sociedade se vê envol- vida, mas certamente prevenirá futuros problemas que já se de- senham no presente, como o do agigantamento das Big Techs , empresas gigantes da tecnologia, que, juntas, em 2019, chegaram a somar quase US$ 900 bilhões em receitas 6 . As mídias tradicionais apontam seu dedo para corpora- ções responsáveis pelas redes sociais, acusando-as de não atua- rem com transparência na prestação de seus serviços, bem como de promoverem discursos desinformativos. Estamos de acordo 6 https://blog.aaainovacao.com.br/bigh-techs-gigantes-da-tecnologia/#:~:text=Em%202019%20a%20 Big%20Tech,3%20bilh%C3%B5es%20como%20receita%20l%C3%ADquida (Acesso em 31.05.2021).

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