Revista da EMERJ - V. 24 - n.3 - Maio/Agosto - 2022

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 206-244, Set.-Dez. 2022  229 um vácuo no pensamento que nos deixa momentaneamente sem referenciais adequados para as grandes questões que sempre mobilizaram o pensamento ocidental. Embora a razão emanci- padora seja um mito, o homem experimentou os custos da irra- cionalidade ao abraçar os regimes totalitários. Assim, se não a ciência, algo parece ser necessário para construir um referencial norteador para a civilização. 3.2. O Redescobrimento da Verdade na Democracia Nesse caminho, diversos autores, dentre eles Jürgen Ha- bermas (1997), vão propor caminhos para uma nova forma de razão. Em sua teoria da ação comunicativa, o autor vai buscar, na Filosofia da Linguagem, as bases para um novo tipo de ação social que não seja entendida a partir da racionalidade econômica estreita, incapaz de explicar os movimentos sociais e todo o reavivamento da sociedade civil experimentado nas últimas décadas. Tomando por base pensadores como Kant e Hegel, Haber- mas teorizou a respeito do surgimento de uma esfera pública de opinião a partir do desenvolvimento de uma imprensa burgue- sa e de outros meios de comunicação, independentes do Estado. Esse fenômeno tornou possível produzir (e sobretudo reprodu- zir), em escala de massa, informações e opiniões, tornando-as disponíveis para um número cada vez maior de pessoas, as quais também começavam a ser alfabetizadas em maior grau. Esse foi o nascimento de uma “consciência” autônoma na sociedade civil, vulgarmente chamada de opinião pública, vindo a sepa- rá-la da existência do poder estatal e tornar-se o porto seguro da democracia. Alexis de Tocqueville já havia reconhecido, sobre a solidez de uma sociedade democrática, que “as duas grandes armas que os partidos empregam para vencer são os jornais e as associações” (TOCQUEVILLE, 2005, p. 206). Antes disso, tinha-se basicamente o mundo do mercado e o mundo da burocracia do Estado, dois grandes sistemas de ra- cionalidade integrados. O primeiro, dotado de uma razão orien-

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