Revista da EMERJ - V. 24 - N. 2 - Maio/Agosto - 2022
R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 9-25, Mai.-Ago. 2022 12 fato mesmo de haver articulação notória da Antropologia com o Direito. Sobretudo quando nos referimos aos juizados especiais, cuja campanha primeira, como salientamos, assenta-se sobre a questão de encarar as ferramentas inclusivas necessárias para se dar guarida à maior parte possível da população. Nesse aspecto, salientaremos tópicos culturais e discursivos que marcam a in- clusão aludida, tratando de questões específicas da relação dialó- gica da imprensa como argumento de autoridade com o grande público a ser incluído no saber social. 2. NORMALIDADE, NORMA E NORMOSE: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO E A CULTURA DE MASSA A relação entre ser humano e cultura desafia o senso co- mum em sua ilusão de que o pensamento cartesiano pretensa- mente contempla as suas sutilezas infinitas. O sono dogmático que Kant (2004) acusou não pode repousar na Antropologia e nos seus desdobramentos inevitáveis àquelas sociedades que se amparam no direito como forma de vivência e convivência. Antes de remeter diretamente à obra de Umberto Eco, um dos pináculos desta discussão (ECO, 1993), cremos ser ne- cessária uma brevíssima incursão na origem dos pensamentos que opõem a cultura de massa e a autoridade (a norma jurídica, aplicada pelo juiz), na circunstância da evocação do caráter ir- retorquível, por exemplo, do Magister dixit dos escolásticos em relação ao grande estagirita (ARISTÓTELES, 1983), autoridade das autoridades naquele contexto. Essa oposição, como sabemos, remonta às discussões sobre o papel da pessoa enquanto ser crítico ou acrítico diante da infor- mação que seu meio de convívio lhe proporciona, seja ela deno- tativa ou conotativa. Em outras palavras, questiona-se há muito tempo, nas searas da Filosofia em geral e da Filosofia da Ciência (epistemologia) em particular, indo-se à prática da Filosofia do Direito, se a informação que avança sobre a pessoa encontra nesta um ser ativo ou passivo, em dialogismo com aquela informação ou como mero receptáculo diante de um monólogo inconteste.
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