Revista da EMERJ - V. 24 - N. 1 - Janeiro/Abril - 2022

 R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 11-32, Jan.-Abr. 2022  26 bora os padrões variassem por classe e gênero, o importante é que o tempo era dividido em blocos. A separação de “local de trabalho” e “local de moradia” fazia sentido (STANDING, 2013, p.179). Novos comportamentos também se fazem presentes no setor da educação em relação ao tempo. Nessa linha, dados do Censo da Educação Superior de 2013 divulgados pelo Ministério da Educação apontam que, no segmento da EAD – educação a distância –, no período entre 2011-2012, as matrículas avançaram 12,2% nos cursos a distância e 3,1% nos presenciais. Com esse crescimento a modalidade a distância já representa mais de 15% do total de matrículas em graduação 22 . Segundo dados do Censo da Educação Superior divulga- dos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP –, um terço do crescimento de matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 foi registrado nos cursos de educação a distância, majoritariamente na rede privada. O número saltou de 49.911 em 2003 para a cifra surpreendente de 1.153.572 matrículas em 2013. Zygmunt Bauman (1999) identifica que, como advento das re- des, certos significados geradores de comunidade se tornaram “ex- traterritoriais”. Isso tem um reflexo direto no contexto das cidades. Planejado, o espaço moderno tinha que ser rígido, sólido, per- manente e inegociável. Concreto e aço seriam a sua carne, a malha de ferrovias e rodovias, os seus vasos sanguíneos. A to- talidade social devia ser uma hierarquia de localidades cada vez maiores e mais inclusivas, com a autoridade supra-local do Estado empoleirada no topo, supervisionando o todo e ao mesmo tempo protegida da vigilância cotidiana. Sobre esse espaço planejado, territorial-urbanístico-arquitetônico, impôs- -se um terceiro espaço cibernético do mundo humano com o advento da rede mundial de informática. Ela emancipa certos seres humanos das restrições territoriais e torna extraterrito- riais certos significados geradores de comunidade – ao mesmo tempo em que desnuda o território, no qual outras pessoas 22 Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/brasil-teve- -mais-de-7-milhoes-de-matriculas-no-ano-passado# >

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