Revista da EMERJ - V. 24 - N. 1 - Janeiro/Abril - 2022

17  R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 11-32, Jan.-Abr. 2022  de relação com a sociedade. Esse novo tipo de relação habilitado pelas redes nos remete à importância de se estudar a relação sa- larial no contexto da atualidade. Um reflexo das redes no campo da participação política e construção coletiva pode ser sentido em campanhas de financia- mento coletivo conhecido como crowdfunding 7 , com as quais as redes potencializam a divulgação de ideias em torno de interes- ses compartilhados, através de uma rede de influências de co- nhecidos diretos, sejam eles parentes ou amigos, e que acreditam naquele projeto e naquela ideia. Com essa rede, aberta e transpa- rente, o crowdfunding promove projetos através de financiamen- tos coletivos on-line, em variadas áreas, tais como: cultura, cine- ma, meio ambiente, jornalismo, intervenção e criação em espaços urbanos, e até em campanha eleitoral na forma de captação de recursos financeiros 8 . Nas eleições presidenciais nos EUA, em 2008, Barack Oba- ma utilizou o crowdfunding para imprimir sua imagem na cam- panha eleitoral. Pelas redes sociais, os eleitores além de finan- ciarem a eleição com pequenas quantias, sabiam quem estavam apoiando, e, o que é mais interessante, quanto havia de arreca- dação. Assim, a campanha presidencial conseguiu, além de di- nheiro, mais um milhão de colaboradores. Percebe-se com isso a imensa importância de entender essa dinâmica colaborativa em rede, que vai tomando relevo em conceitos como “micropatroci- nador”, “mobilize” e “não sou conduzido, conduzo” 9 , inserindo- -se em uma lógica de relação em que idealizar, realizar e intervir são elos de uma mesma rede de sentido e de mundo, como, por 7 Financiamento coletivo de um projeto ou de uma iniciativa através da angariação de contribuições mo- netárias de um número grande de pessoas com os mesmos interesses, realizada tipicamente pela internet e redes sociais. In Dicionário da Língua Portuguesa. Porto Editora. Disponível em: <http://www.infopedia. pt/dicionarios/lingua-portuguesa/Crowdfunding> 8 Dados da pesquisa Retrato do Financiamento Coletivo no Brasil entre 2013 e 2014, realizada pela comu- nidade de financiamento coletivo Catarse, apontam que entre as regiões brasileiras que mais participam do financiamento coletivo estão o Sudeste, com 63%; seguido do Sul, com 20%; Nordeste 9%; Centro-Oeste, 7%, e norte, 1%. Dados da pesquisa também apontam que 68% dos empreendedores entrevistados enxergam potencial de financiamento coletivo em seus negócios. 81% dos estudantes entrevistados estão interessados em empreender projetos próprios após se formarem. Disponível em http://pesquisa.catarse.me/. 9 O lema “Não sou conduzido, conduzo” assumiu o protagonismo da plataforma colaborativa nas redes. Disponível em: <http://blog.catarse.me/sao-paulo-500-projetos-de-reflexao-intervencao-e-criacao-sobre- -a-cidade/>

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